Novas contribuições ao estudo do ceticismo de John Dewey
Abstract
Principalmente por defender que a verdade só é admissível em termos probabilísticos, nas décadas de 1930 a 1950 alguns intelectuais católicos consideraram John Dewey um representante do pensamento cético. Dando continuidade a um estudo anterior que analisa esse tema, o objetivo geral deste trabalho é contribuir para a discussão da filosofia e da filosofia educacional deweyana no âmbito do ceticismo. O presente estudo tem como principal fonte de análise o livro The quest for certainty: a study of the relation of knowledge and action (1929), em que Dewey apresenta as bases epistemológicas que fundamentam seu pragmatismo, mediante a exposição de argumentos acerca da validade do conhecimento e dos meios para alcançá-lo. A partir de uma análise das manifestações do ceticismo nas eras antiga e moderna, situamos o pragmatismo de John Dewey no pensamento cético contemporâneo que compreende o conhecimento como um processo contínuo. Palavras-chave: John Dewey. Teorias do conhecimento. Ceticismo.Downloads
Published
2020-02-04
How to Cite
Lopes, V. da C., & Cunha, M. V. da. (2020). Novas contribuições ao estudo do ceticismo de John Dewey. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 6(12). Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7778
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Artigos