Exu, a infância e o tempo: Zonas de Emergência de Infância (ZEI)

Auteurs-es

  • Renato Noguera UFRRJ
  • Luciana Pires Alves Uerj

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar os subsí­dios filosóficos de sustentação das Zonas de Emergência de Infância (ZEI). A partir de interpretações afroperspectivistas sobre cosmopaladar iorubá através dos orixás Exu e Iroco tomados como heterônimos da infância e do tempo, sustentamos que a infância é um modo de viver através das receitas da culinária da brincadeira e da narrativa. Recorremos a Exu e a Iroco, não como metáforas para imaginar outros tempos e outras criações, mas como alegorias ou chaves de leituras que nos permitam, ao abordar ao universo simbólico iorubá, produzir limiares para o pensamento e para a imaginação que se encontram muitas vezes travados ou limitados pelo modo adulto (adulterado) de viver. Narrar e brincar aparecem como linhas de força que fazem emergir a ZEI, como comunidade lúdica e temporária de retomada do estado de infância e devir-criança. Palavras-Chave: Exu. Infância. Tempo. Zonas de Emergência de Infância (ZEI).

Bibliographies de l'auteur-e

Renato Noguera, UFRRJ

Renato Noguera é Professor do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indí­genas (Leafro). coordenador o Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin), doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Noguera é autor de literatura infantil, roteirista e produtor de HQ e desenho animado - projeto Nana & Nilo.

Luciana Pires Alves, Uerj

Professora pesquisadora na Educação Básica do Municí­pio de Duque de Caxias e no Ensino Superior da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF). Interessada em problematizar e reinventar o mundo com as crianças nos cotidianos dentro e fora das escolas em lugares marcados pela pobreza, onde se produzem, mas também se enfrentam, desigualdades de diferentes ordens em zonas periféricas como a Baixada Fluminense (RJ).

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Publié-e

2020-02-28

Comment citer

Noguera, R., & Alves, L. P. (2020). Exu, a infância e o tempo: Zonas de Emergência de Infância (ZEI). Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 533–554. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7149

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