Ser professor: a docência em uma "cela" de aula
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210029Résumé
O principal objetivo desta pesquisa foi compreender como acontece a oferta de educação na Unidade Prisional Feminina (UPF) de Pedro Afonso/TO - sob a perspectiva das professoras que lá atuam. E no desígnio de responder a tal inquietação, amparou-se na História Oral Temática como método de pesquisa. Sendo que os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: gravador digital, roteiro de entrevista semiestruturada e diário de campo. O corpus da investigação foi composto pelas narrativas de quatro professoras atuantes, exclusivamente, na UPF de Pedro Afonso que aceitaram voluntariamente, participar do processo investigativo. Por intermédio da sistematização, análise e entrelaçamento dos dados, descortinam-se os resultados desta investigação que demonstraram as dificuldades encontradas na oferta de educação em espaços de privação de liberdade, devido à ausência de estrutura apropriada para a execução das atividades educacionais, de capacitação às profissionais que lá trabalham e de materiais didáticos e pedagógicos. Palavras - chaves: Educação. Docência. Prisão Feminina.Téléchargements
Publié-e
2020-04-27
Comment citer
Carvalho, K. R. S. A., Santos, J. S., Maldonado, D. P. A., & Carvalho Junior, C. F. (2020). Ser professor: a docência em uma "cela" de aula. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 26–44. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210029
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