Ser professor: a docência em uma "cela" de aula

Autores/as

  • Kely Rejane Souza Anjos Carvalho Universidade Federal do Tocantins
  • Jocyleia Santana Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Daniela Patricia Ado Maldonado Universidade Federal do Tocantins
  • Ciro Ferreira Carvalho Junior Instituto Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210029

Resumen

O principal objetivo desta pesquisa foi compreender como acontece a oferta de educação na Unidade Prisional Feminina (UPF) de Pedro Afonso/TO - sob a perspectiva das professoras que lá atuam. E no desí­gnio de responder a tal inquietação, amparou-se na História Oral Temática como método de pesquisa. Sendo que os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: gravador digital, roteiro de entrevista semiestruturada e diário de campo. O corpus da investigação foi composto pelas narrativas de quatro professoras atuantes, exclusivamente, na UPF de Pedro Afonso que aceitaram voluntariamente, participar do processo investigativo. Por intermédio da sistematização, análise e entrelaçamento dos dados, descortinam-se os resultados desta investigação que demonstraram as dificuldades encontradas na oferta de educação em espaços de privação de liberdade, devido à ausência de estrutura apropriada para a execução das atividades educacionais, de capacitação às profissionais que lá trabalham e de materiais didáticos e pedagógicos. Palavras - chaves: Educação. Docência. Prisão Feminina.

Biografía del autor/a

Kely Rejane Souza Anjos Carvalho, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins e Pedagoga - Orientadora Educacional no Instituto Federal do Tocantins.

Jocyleia Santana Santos, Universidade Federal do Tocantins

Professora e Coordenadora do Programa de Pós - graduação em Educação da UFT.

Daniela Patricia Ado Maldonado, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação e Pós-Doutoranda na Universidade Federal do Tocantins - UFT

Ciro Ferreira Carvalho Junior, Instituto Federal do Tocantins

Professor do Instituto Federal do Tocantins e Mestre em Sistemas e Computação pela UNIFCAS.

Publicado

2020-04-27

Cómo citar

Carvalho, K. R. S. A., Santos, J. S., Maldonado, D. P. A., & Carvalho Junior, C. F. (2020). Ser professor: a docência em uma "cela" de aula. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 26–44. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210029

Número

Sección

Seção temática