Condições de trabalho no contexto da Educação em prisões: percepções de professores de Ciências no município do Rio de Janeiro/RJ
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210031Résumé
Esta pesquisa tem como tema a percepção de professores de Ciências da Educação em prisões sobre suas condições de trabalho, buscando descrever e problematizar as situações vivenciadas por esses profissionais. A amostra foi constituída de 10 professores do quadro funcional da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Os dados, obtidos por meio de entrevista individual semiestruturada, foram tratados qualitativamente com base na metodologia de análise de conteúdo - modalidade de análise temática. Entende-se que tais professores convivem, durante sua atividade laboral, com situações de abuso de autoridade e desrespeito pelos funcionários do sistema penal, além de condições extremas de insalubridade e insegurança. Apesar disso, os docentes acreditam que a escola deve aceitar sua condição de subalterna perante a lógica carcerária. Assim, é necessário mudar os sistemas prisional e educacional, afirmando os princípios da Lei de Execução Penal e o papel social da escola. Palavras-chave: Condições de trabalho docente. Educação em prisões. Ensino de Ciências. Educação de Jovens e Adultos.Téléchargements
Publié-e
2020-04-27
Comment citer
Diorio, T. A. (2020). Condições de trabalho no contexto da Educação em prisões: percepções de professores de Ciências no município do Rio de Janeiro/RJ. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 62–83. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210031
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