Condições de trabalho no contexto da Educação em prisões: percepções de professores de Ciências no municí­pio do Rio de Janeiro/RJ

Autores/as

  • Tatiane Almeida Diorio Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210031

Resumen

Esta pesquisa tem como tema a percepção de professores de Ciências da Educação em prisões sobre suas condições de trabalho, buscando descrever e problematizar as situações vivenciadas por esses profissionais. A amostra foi constituí­da de 10 professores do quadro funcional da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Os dados, obtidos por meio de entrevista individual semiestruturada, foram tratados qualitativamente com base na metodologia de análise de conteúdo - modalidade de análise temática. Entende-se que tais professores convivem, durante sua atividade laboral, com situações de abuso de autoridade e desrespeito pelos funcionários do sistema penal, além de condições extremas de insalubridade e insegurança. Apesar disso, os docentes acreditam que a escola deve aceitar sua condição de subalterna perante a lógica carcerária. Assim, é necessário mudar os sistemas prisional e educacional, afirmando os princí­pios da Lei de Execução Penal e o papel social da escola. Palavras-chave: Condições de trabalho docente. Educação em prisões. Ensino de Ciências. Educação de Jovens e Adultos.

Biografía del autor/a

Tatiane Almeida Diorio, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ. Especialista em Ensino de Ciências com ênfase em Biologia e Quí­mica pelo IFRJ. Mestre em Educação pela PUC-Rio. Trabalha atualmente como professora de Ciências na rede estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência na Educação de Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade, Educação Popular, Educação não formal e Ensino de Ciências e de Biologia. Recentemente participou de curso de aperfeiçoamento por meio do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá, promovido pela CAPES e Colleges and Institutes Canada (CICan) e realizado pelo Fanshawe College (Londo, ON, Canadá).

Publicado

2020-04-27

Cómo citar

Diorio, T. A. (2020). Condições de trabalho no contexto da Educação em prisões: percepções de professores de Ciências no municí­pio do Rio de Janeiro/RJ. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 62–83. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210031

Número

Sección

Seção temática