Indicadores e interpretações: relações entre gestão democrática e polí­ticas educacionais

Auteurs-es

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo / UPF

Résumé

A compreensão polí­tica sobre a Gestão Democrática como princí­pio do ensino, associada ao farto material em torno do tema no campo das Polí­ticas Educacionais, suscita o desafio: quais as discussões suficientemente realizadas e quais merecem algum esforço novo? Em uma tentativa de colocar-se neste cenário, o texto objetiva ensaiar aproximações entre os indicadores que a literatura aponta como componentes do princí­pio da Gestão Democrática e matrizes de interpretação de Polí­ticas Educacionais, triangulando reflexões sobre a epistemologia das Polí­ticas Educacionais, o conceito de Gestão Democrática e algumas práticas, mecanismos e indicadores desse princí­pio. A pesquisa foi realizada em base bibliográfica, pautada por uma metodologia analí­tico-reconstrutiva, materializada na descrição, categorização, exame e reconstrução de argumentos. Como conclusão, caracteriza-se o princí­pio da Gestão Democrática como histórico e multidimensional, sustentado sobre os pilares da participação e cidadania, através de práticas como eleições, espaços como conselhos e marcas que consideram o diálogo, a coletividade e a autonomia. Palavras-chave: Gestão Democrática. Indicadores. Polí­ticas Educacionais.

Biographie de l'auteur-e

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo / UPF

Doutora em Educação. Pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo ; bolsista produtividade em pesquisa/CNPq - ní­vel 2

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Publié-e

2019-11-05

Comment citer

Esquinsani, R. S. S. (2019). Indicadores e interpretações: relações entre gestão democrática e polí­ticas educacionais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 154–173. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6939

Numéro

Rubrique

Temática dezembro