Indicadores e interpretações: relações entre gestão democrática e políticas educacionais
Resumen
A compreensão política sobre a Gestão Democrática como princípio do ensino, associada ao farto material em torno do tema no campo das Políticas Educacionais, suscita o desafio: quais as discussões suficientemente realizadas e quais merecem algum esforço novo? Em uma tentativa de colocar-se neste cenário, o texto objetiva ensaiar aproximações entre os indicadores que a literatura aponta como componentes do princípio da Gestão Democrática e matrizes de interpretação de Políticas Educacionais, triangulando reflexões sobre a epistemologia das Políticas Educacionais, o conceito de Gestão Democrática e algumas práticas, mecanismos e indicadores desse princípio. A pesquisa foi realizada em base bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva, materializada na descrição, categorização, exame e reconstrução de argumentos. Como conclusão, caracteriza-se o princípio da Gestão Democrática como histórico e multidimensional, sustentado sobre os pilares da participação e cidadania, através de práticas como eleições, espaços como conselhos e marcas que consideram o diálogo, a coletividade e a autonomia. Palavras-chave: Gestão Democrática. Indicadores. Políticas Educacionais.Descargas
Publicado
2019-11-05
Cómo citar
Esquinsani, R. S. S. (2019). Indicadores e interpretações: relações entre gestão democrática e políticas educacionais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 154–173. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6939
Número
Sección
Temática dezembro