Polí­ticas curriculares para a formação de professores: sobre a verdade, o consenso e o controle do perfil docente

Auteurs-es

  • Marize Peixoto da Silva Figueiredo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Résumé

Esse artigo problematiza a perspectiva fundacional identificada em nossas pesquisas sobre as polí­ticas de formação de professores (FIGUEIREDO, 2018, 2020) e a pretensão em definir um perfil docente universal para desenvolver uma prática pedagógica ideal e materializar determinado projeto de educação. Tais polí­ticas se constituem como norma que se propõe a acessar a verdade e o consenso sobre o professor e a docência, orientando os projetos curriculares para a formação de professores. Com base na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e nas apropriações no campo do currí­culo por Lopes e Macedo, tenciona-se desestabilizar a ideia do fundamento e da possibilidade de controle total na significação do professor e da formação, ressaltando-se a sua precariedade e parcialidade. Defende-se a produtividade da diferença, do conflito, do dissenso nesses processos como possibilidade de emergência de alternativas na significação do perfil docente e do currí­culo para a formação de professores. Palavras-chave: Currí­culo. Formação de professores. Perfil docente.

Biographie de l'auteur-e

Marize Peixoto da Silva Figueiredo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Leciona e pesquisa no campo do currí­culo e da formação de professores. É pesquisadora do grupo de pesquisa Polí­ticas de Currí­culo e Cultura do PROPEd/UERJ.

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Publié-e

2020-07-13

Comment citer

Figueiredo, M. P. da S. (2020). Polí­ticas curriculares para a formação de professores: sobre a verdade, o consenso e o controle do perfil docente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 59–77. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6931

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