PROUNI E UM MUNDO ENTRE MUNDOS: o inédito acesso ao ensino superior e a construção de um habitus clivado

Auteurs-es

  • Ruy de Deus Mello Neto Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210112

Résumé

Este trabalho objetiva testar a hipótese de clivagem do habitus pelos egressos do Programa Universidade para Todos (ProUni), numa realidade influenciada por uma inédita possibilidade de acesso ao ensino superior. Tem como fundamentação teórica a sociologia praxiológica de Pierre Bourdieu, utilizada para observar a construção e as estratégias em torno de um novo habitus desenvolvido pelos bolsistas. Conduziram-se 22 entrevistas com egressos do ProUni no Estado de Pernambuco, selecionados por meio do método snowball. O resultado mostra a ruptura de uma trajetória provável - presumia-se uma falha no percurso escolar -, impactando duplamente a narrativa do bolsista: (1) marca-o como alguém que superou um processo que excluiu todos os seus familiares da educação superior; (2) constrói um habitus que o coloca como "ponto fora da curva" tanto na famí­lia, quanto na vivência da educação superior. Palavras-chave: ProUni. ensino superior. ação afirmativa. estratégias. habitus clivado. desigualdade.

Biographie de l'auteur-e

Ruy de Deus Mello Neto, Universidade de São Paulo

Doutor em educação pela Universidade de São Paulo (na linha de Estado, sociedade e educação), tendo participado de perí­odo de estágio de pesquisa na Harvard Graduate School of Education (Cambridge,MA/EUA) - onde trabalhou especificamente com desigualdade no ensino superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em polí­ticas públicas da educação e sociologia da educação. Trabalhou em sua tese de doutorado pesquisando o impacto das recentes polí­ticas de acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda adotadas no Brasil. Foi bolsista de pós-doutorado PNPD CAPES na Fundação Joaquim Nabuco. Foi Bolsista de Pós-doutorado (Estágio em Pesquisa no Exterior) pela Fapesp, atuando como visiting scholar na Harvard Graduate School of Education. (Cambridge,MA/EUA). É membro do Comparative Inequality and Inclusion Research Cluster at Weatherhead Center for International Affairs da Universidade de Harvard. É bolsista de pós-doutorado Fapesp na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É orientador de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Suas áreas de interesse são: desigualdade, sociologia cultural e polí­ticas de ação afirmativa. É orientador de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Téléchargements

Publié-e

2021-04-09

Comment citer

Mello Neto, R. de D. (2021). PROUNI E UM MUNDO ENTRE MUNDOS: o inédito acesso ao ensino superior e a construção de um habitus clivado. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 167–189. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210112

Numéro

Rubrique

Artigos