PROUNI E UM MUNDO ENTRE MUNDOS: o inédito acesso ao ensino superior e a construção de um habitus clivado
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210112Resumen
Este trabalho objetiva testar a hipótese de clivagem do habitus pelos egressos do Programa Universidade para Todos (ProUni), numa realidade influenciada por uma inédita possibilidade de acesso ao ensino superior. Tem como fundamentação teórica a sociologia praxiológica de Pierre Bourdieu, utilizada para observar a construção e as estratégias em torno de um novo habitus desenvolvido pelos bolsistas. Conduziram-se 22 entrevistas com egressos do ProUni no Estado de Pernambuco, selecionados por meio do método snowball. O resultado mostra a ruptura de uma trajetória provável - presumia-se uma falha no percurso escolar -, impactando duplamente a narrativa do bolsista: (1) marca-o como alguém que superou um processo que excluiu todos os seus familiares da educação superior; (2) constrói um habitus que o coloca como "ponto fora da curva" tanto na família, quanto na vivência da educação superior. Palavras-chave: ProUni. ensino superior. ação afirmativa. estratégias. habitus clivado. desigualdade.Descargas
Publicado
2021-04-09
Cómo citar
Mello Neto, R. de D. (2021). PROUNI E UM MUNDO ENTRE MUNDOS: o inédito acesso ao ensino superior e a construção de um habitus clivado. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 167–189. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210112
Número
Sección
Artigos