VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS: responsabilização de quem?
Résumé
Esta pesquisa analisa o tema violências nas escolas com base nos textos disponibilizados nos anais do Congresso Nacional de Educação (EDUCERE)/PUCPR, no período de 2002 a 2011, buscando os campos de responsabilização. O levantamento indicou uma produção de 3515 trabalhos aprovados, nos diferentes eixos, dos quais 154 referem-se ao tema. A análise dos artigos aponta para: motivos das violências, formas de superação, papel das escolas e formação do professor. Confirmam as tendências neoliberais, descentralizadoras, de Estado mínimo, colocadas pelas políticas educacionais. Além da responsabilização da escola pelos males sociais e/ou atribuição do compromisso pela criação e desenvolvimento de estratégias de superação dos dilemas causados pelas violências.Téléchargements
Publié-e
2014-04-15
Comment citer
Ens, R. T., Ribeiro, R., & Geronasso, J. E. S. (2014). VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS: responsabilização de quem?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(23), 4–26. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/632
Numéro
Rubrique
Artigos