VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS: responsabilização de quem?

Authors

  • Romilda Teodora Ens PUCPR
  • Rudinei Ribeiro SEED/PR
  • Jociane Emídia Silva Geronasso SME/Araucária

Abstract

Esta pesquisa analisa o tema violências nas escolas com base nos textos disponibilizados nos anais do Congresso Nacional de Educação (EDUCERE)/PUCPR, no perí­odo de 2002 a 2011, buscando os campos de responsabilização. O levantamento indicou uma produção de 3515 trabalhos aprovados, nos diferentes eixos, dos quais 154 referem-se ao tema. A análise dos artigos aponta para: motivos das violências, formas de superação, papel das escolas e formação do professor. Confirmam as tendências neoliberais, descentralizadoras, de Estado mí­nimo, colocadas pelas polí­ticas educacionais. Além da responsabilização da escola pelos males sociais e/ou atribuição do compromisso pela criação e desenvolvimento de estratégias de superação dos dilemas causados pelas violências.

Author Biographies

Romilda Teodora Ens, PUCPR

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Pesquisadora associada da FCC-CIERS-Ed. Lí­der do Grupo de Pesquisa "Polí­ticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais" - POFORS.

Rudinei Ribeiro, SEED/PR

Mestre em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor da Rede Estadual de Ensino do Paraná (SEED/PR). Membro do Grupo de Pesquisa "Polí­ticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais" - POFORS.

Jociane Emídia Silva Geronasso, SME/Araucária

Doutoranda em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora da Rede Municipal de Araucária/PR. Membro do Grupo de Pesquisa "Polí­ticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais" - POFORS.

Published

2014-04-15

How to Cite

Ens, R. T., Ribeiro, R., & Geronasso, J. E. S. (2014). VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS: responsabilização de quem?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(23), 4–26. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/632

Issue

Section

Artigos