A perspectiva sociocultural e o ser relacional: contribuições para a educação

Auteurs-es

  • Rita de Cassia de Souza Universidade Federal de Viçosa

Résumé

Neste artigo apresento a proposta de ser relacional de Kenneth Gergen e suas contribuições para a educação. O ser relacional é uma concepção diretamente relacionada ao construcionismo social, uma metateoria gerada no contexto dos estudos chamados pós-modernos. Estes estudos consideram que a ciência moderna é, como todas as outras explicações dos fenômenos do mundo, parcial e limitada. Para o construcionismo social, tudo é uma construção coletiva. A concepção de ser relacional apresentada pelo autor diverge da ideia de que somos indiví­duos separados dos demais, tendo uma mente, ou um eu especí­ficos, como costumamos acreditar. Gergen defende uma concepção de ser humano intrinsecamente interligado à coletividade, uma intercessão, um ser com e não um eu diferenciado e desconectado. Nosso objetivo aqui é apresentar esta forma de compreender o ser humano porque considero que conhecê-los pode ampliar as formas de pensar e agir de um educador. Palavras-chave: Construcionismo Social. Educação. Ser relacional.

Biographie de l'auteur-e

Rita de Cassia de Souza, Universidade Federal de Viçosa

Rita de Cássia de Souza possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, escola nova, indisciplina escolar, metodologias diferenciadas de educação, construcionismo social, práticas colaborativas e dialógicas e pesquisas relacionais.

Téléchargements

Publié-e

2020-09-04

Comment citer

Souza, R. de C. de. (2020). A perspectiva sociocultural e o ser relacional: contribuições para a educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 338–357. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6210

Numéro

Rubrique

Artigos