A perspectiva sociocultural e o ser relacional: contribuições para a educação
Resumen
Neste artigo apresento a proposta de ser relacional de Kenneth Gergen e suas contribuições para a educação. O ser relacional é uma concepção diretamente relacionada ao construcionismo social, uma metateoria gerada no contexto dos estudos chamados pós-modernos. Estes estudos consideram que a ciência moderna é, como todas as outras explicações dos fenômenos do mundo, parcial e limitada. Para o construcionismo social, tudo é uma construção coletiva. A concepção de ser relacional apresentada pelo autor diverge da ideia de que somos indivíduos separados dos demais, tendo uma mente, ou um eu específicos, como costumamos acreditar. Gergen defende uma concepção de ser humano intrinsecamente interligado à coletividade, uma intercessão, um ser com e não um eu diferenciado e desconectado. Nosso objetivo aqui é apresentar esta forma de compreender o ser humano porque considero que conhecê-los pode ampliar as formas de pensar e agir de um educador. Palavras-chave: Construcionismo Social. Educação. Ser relacional.Descargas
Publicado
2020-09-04
Cómo citar
Souza, R. de C. de. (2020). A perspectiva sociocultural e o ser relacional: contribuições para a educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 338–357. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6210
Número
Sección
Artigos