Profissionais de apoio em sala de aula comum: reflexões sobre concepções e práticas no contexto escolar

Auteurs-es

  • Francélio ‚ngelo de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Adriana Leite Limaverde Gomes Universidade Federal do Ceará

Résumé

Este artigo se apoia nos estudos relativos à prática do profissional de apoio no contexto escolar, bem como em documentos oficiais brasileiros, que se centram sobre a inclusão escolar do público-alvo da educação especial. Objetiva-se refletir sobre as concepções que circulam na escola a respeito da atuação dos profissionais de apoio e como essas concepções se materializam no fazer cotidiano desses profissionais. A reflexão ocorreu por meio de uma pesquisa realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental no municí­pio de Maracanaú, Ceará. Trata-se, portanto, de um estudo de natureza qualitativa, caracterizada como descritiva-explicativa. Para coleta dos dados utilizou-se entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa o diretor e a coordenadora pedagógica da escola, a professora regente de sala e a profissional de apoio. Os resultados apontaram que a escola a qual pesquisamos demonstrou alguns desafios na forma de conceber o profissional de apoio, pois, em alguns momentos, foram apresentadas dificuldades em definir seu campo de atuação, assim como em estabelecer critérios para a contratação desses profissionais. Palavras-chave: Concepções. Inclusão escolar. Profissionais de apoio.

Bibliographies de l'auteur-e

Francélio ‚ngelo de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará, possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2013), Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Ceará (2010), Especialização em Psicomotricidade Clí­nica pela Universidade Federal do Ceará (2013), graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Brasil (2014), graduação em Licenciatura Plena em Ciências da Religião pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002) e graduação em Tecnologia em Hotelaria pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2007). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE/Campus Acaraú. Membro da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Educação Especial e membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade-Capí­tulo Ceará. Atua principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, relações de gênero e diversidade sexual. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento a Cientí­fico e Tecnológico-FUNCAP.

Adriana Leite Limaverde Gomes, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1983), Especialista em Psicomotricidade pela Unifor (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Ceará/Faculdade de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino das disciplinas da área de didática, estágio no ensino fundamental, docência no ensino fundamental, projeto pedagógico e práticas curriculares e ensino da lí­ngua portuguesa. Coordenadora do subprojeto de Educação |nclusiva do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í  Docência - PIBID/CAPES. Coordenadora adjunta do Projeto Interinstitucional Arca - Alfabetização com Recursos abertos de Comunicação Alternativa a partir de métodos e tecnologias inovadores aplicados í  crianças com deficiência intelectual e/ou TEA. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, atuando na Linha de Pesquisa Linguagem, Desenvolvimento e Educação da Criança, orientando dissertações e teses nos eixos de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita, escola e educação inclusiva. Parecerista Ad-hoc do CNPq e Capes. Pesquisadora na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento, Aquisição e Desenvolvimento da Lí­ngua Escrita, Dificuldades de Aprendizagem da leitura e da escrita, Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas no Contexto das Diferenças, Formação de Professores no Contexto da Sala de Aula Inclusiva, Aprendizagem da Leitura e da Escrita do Aluno com Deficiência Intelectual, Atendimento Educacional Especializado - AEE.

Téléchargements

Publié-e

2020-05-15

Comment citer

Oliveira, F. ‚ngelo de, & Gomes, A. L. L. (2020). Profissionais de apoio em sala de aula comum: reflexões sobre concepções e práticas no contexto escolar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 396–420. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5046

Numéro

Rubrique

Artigos