Profissionais de apoio em sala de aula comum: reflexões sobre concepções e práticas no contexto escolar
Abstract
Este artigo se apoia nos estudos relativos à prática do profissional de apoio no contexto escolar, bem como em documentos oficiais brasileiros, que se centram sobre a inclusão escolar do público-alvo da educação especial. Objetiva-se refletir sobre as concepções que circulam na escola a respeito da atuação dos profissionais de apoio e como essas concepções se materializam no fazer cotidiano desses profissionais. A reflexão ocorreu por meio de uma pesquisa realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental no município de Maracanaú, Ceará. Trata-se, portanto, de um estudo de natureza qualitativa, caracterizada como descritiva-explicativa. Para coleta dos dados utilizou-se entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa o diretor e a coordenadora pedagógica da escola, a professora regente de sala e a profissional de apoio. Os resultados apontaram que a escola a qual pesquisamos demonstrou alguns desafios na forma de conceber o profissional de apoio, pois, em alguns momentos, foram apresentadas dificuldades em definir seu campo de atuação, assim como em estabelecer critérios para a contratação desses profissionais. Palavras-chave: Concepções. Inclusão escolar. Profissionais de apoio.Downloads
Published
2020-05-15
How to Cite
Oliveira, F. ‚ngelo de, & Gomes, A. L. L. (2020). Profissionais de apoio em sala de aula comum: reflexões sobre concepções e práticas no contexto escolar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 396–420. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5046
Issue
Section
Artigos