Rádio escola: uma experiência com alunos do ensino fundamental I

Auteurs-es

  • Ana Cláudia Oliveira Pavão Universidade Federal de Santa Maria
  • Lilian Roberta Ilha Saccol UFSM
  • Angela Balbina Neves Picada UFSM

Résumé

Mí­dias e tecnologias, cada vez mais e com maior intensidade, passaram a fazer parte do cotidiano da maioria da população nos últimos tempos. No contexto educacional, estudantes imersos no mundo digital, anseiam por um ambiente motivador e desafiador no interior das instituições de ensino. Essa realidade desafia os profissionais da educação no sentido de contemplar o desenvolvimento do trabalho pedagógico, fazendo uso do aparato tecnológico disponí­vel hoje. Entre diversas possibilidades, a mí­dia rádio escola é discutida neste trabalho, como uma tecnologia por meio da qual o estudante tem a oportunidade de ser o protagonista de sua própria aprendizagem e o professor o mediador nesse processo. O estudo aponta algumas discussões sobre a inserção da mí­dia rádio escola no contexto escolar dos anos iniciais do ensino fundamental, buscando refletir sobre suas contribuições no processo ensino aprendizagem dos estudantes, a partir de uma pesquisa descritiva exploratória. A metodologia utilizada foi uma pesquisa-ação, e o diário de campo, o instrumento de coleta de dados. O público alvo foram alunos de uma classe de quarto ano do ensino fundamental, de uma escola pública estadual do RS. O estudo evidencia a possibilidade de integração da rádio escola nos anos iniciais como mí­dia incentivadora da leitura e escrita, bem como outras dimensões da aprendizagem apontadas nesse estudo.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Cláudia Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Educação Especial Tecnologias Educacionais em Rede Tecnologia Assistiva Formação de professores Educação a Distância

Lilian Roberta Ilha Saccol, UFSM

Professora graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria. Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá; e em Mí­dias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestranda do programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede- UFSM. Centro de Educação -UFSM

Angela Balbina Neves Picada, UFSM

Professora, Especialista em TICS aplicada í  educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora pesquisadora - Pedagogia - UFSM - UAB-EAD. Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede. Centro de Educação - UFSM

Téléchargements

Publié-e

2019-02-12

Comment citer

Pavão, A. C. O., Saccol, L. R. I., & Picada, A. B. N. (2019). Rádio escola: uma experiência com alunos do ensino fundamental I. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 195–214. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3719

Numéro

Rubrique

Artigos