Rádio escola: uma experiência com alunos do ensino fundamental I
Resumen
Mídias e tecnologias, cada vez mais e com maior intensidade, passaram a fazer parte do cotidiano da maioria da população nos últimos tempos. No contexto educacional, estudantes imersos no mundo digital, anseiam por um ambiente motivador e desafiador no interior das instituições de ensino. Essa realidade desafia os profissionais da educação no sentido de contemplar o desenvolvimento do trabalho pedagógico, fazendo uso do aparato tecnológico disponível hoje. Entre diversas possibilidades, a mídia rádio escola é discutida neste trabalho, como uma tecnologia por meio da qual o estudante tem a oportunidade de ser o protagonista de sua própria aprendizagem e o professor o mediador nesse processo. O estudo aponta algumas discussões sobre a inserção da mídia rádio escola no contexto escolar dos anos iniciais do ensino fundamental, buscando refletir sobre suas contribuições no processo ensino aprendizagem dos estudantes, a partir de uma pesquisa descritiva exploratória. A metodologia utilizada foi uma pesquisa-ação, e o diário de campo, o instrumento de coleta de dados. O público alvo foram alunos de uma classe de quarto ano do ensino fundamental, de uma escola pública estadual do RS. O estudo evidencia a possibilidade de integração da rádio escola nos anos iniciais como mídia incentivadora da leitura e escrita, bem como outras dimensões da aprendizagem apontadas nesse estudo.Descargas
Publicado
2019-02-12
Cómo citar
Pavão, A. C. O., Saccol, L. R. I., & Picada, A. B. N. (2019). Rádio escola: uma experiência com alunos do ensino fundamental I. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 195–214. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3719
Número
Sección
Artigos