Inclusão escolar de alunos com deficiência através do paradesporto

Auteurs-es

  • Julio Silva Instituto Nacional de Tecnologia
  • Maria Carolina Santos Instituto Nacional de Tecnologia
  • Carla Patrícia Guimarães Instituto Nacional de Tecnologia
  • Mauro Rodrigues Melo Instituto Nacional de Tecnologia
  • Marcio Ribeiro Oliveira Instituto Nacional de Tecnologia

Résumé

Este artigo apresenta um caso de inclusão de alunos com deficiência motora em aulas de educação fí­sica e prática recreacional, a partir de um projeto na rede pública de ensino de Niterói, cidade do Estado do Rio de Janeiro. Para viabilizar a inclusão foram desenvolvidos recursos pedagógicos, como equipamentos e cartilhas. No desenvolvimento dos equipamentos foram aplicados métodos de análise ergonômica e de projeto de produtos. Foram capacitados dez educadores e 50 agentes multiplicadores; avaliados 30 alunos, com a seleção de 20 para iniciar a prática esportiva; desenvolvidos dois modelos de cadeira de rodas, equipamentos de proteção individual para o esporte, cartilhas de repasse; bem como fabricados e entregues dez conjuntos de equipamentos. A experiência se mostrou bem sucedida, com alunos com deficiência motora incluí­dos nas aulas de educação fí­sica, praticando o esporte integrados com alunos sem nenhuma deficiência e com deficiências de outra natureza. Alguns alunos se aprimoraram no paradesporto a ponto de serem convidados a treinar em clubes, passando para a categoria de esporte de alto rendimento. O projeto também despertou interesse de secretarias de educação de outros municí­pios, onde deverá ser replicado, e teve ampla repercussão na mí­dia. O projeto contou com apoio financeiro da FAPERJ.

Biographie de l'auteur-e

Julio Silva, Instituto Nacional de Tecnologia

Pesquisador da Divisão de Desenho Industrial do INT. Coordenador do Núcleo de Tecnologia Assistiva do INT

Publié-e

2017-09-01

Comment citer

Silva, J., Santos, M. C., Guimarães, C. P., Melo, M. R., & Oliveira, M. R. (2017). Inclusão escolar de alunos com deficiência através do paradesporto. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(36), 316–330. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3353

Numéro

Rubrique

Artigos