Inclusão escolar de alunos com deficiência através do paradesporto
Abstract
Este artigo apresenta um caso de inclusão de alunos com deficiência motora em aulas de educação física e prática recreacional, a partir de um projeto na rede pública de ensino de Niterói, cidade do Estado do Rio de Janeiro. Para viabilizar a inclusão foram desenvolvidos recursos pedagógicos, como equipamentos e cartilhas. No desenvolvimento dos equipamentos foram aplicados métodos de análise ergonômica e de projeto de produtos. Foram capacitados dez educadores e 50 agentes multiplicadores; avaliados 30 alunos, com a seleção de 20 para iniciar a prática esportiva; desenvolvidos dois modelos de cadeira de rodas, equipamentos de proteção individual para o esporte, cartilhas de repasse; bem como fabricados e entregues dez conjuntos de equipamentos. A experiência se mostrou bem sucedida, com alunos com deficiência motora incluídos nas aulas de educação física, praticando o esporte integrados com alunos sem nenhuma deficiência e com deficiências de outra natureza. Alguns alunos se aprimoraram no paradesporto a ponto de serem convidados a treinar em clubes, passando para a categoria de esporte de alto rendimento. O projeto também despertou interesse de secretarias de educação de outros municípios, onde deverá ser replicado, e teve ampla repercussão na mídia. O projeto contou com apoio financeiro da FAPERJ.Published
2017-09-01
How to Cite
Silva, J., Santos, M. C., Guimarães, C. P., Melo, M. R., & Oliveira, M. R. (2017). Inclusão escolar de alunos com deficiência através do paradesporto. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(36), 316–330. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3353
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Artigos