ENSINO DE ARTES VISUAIS: entre pesquisas e práticas

Auteurs-es

  • Luciana Gruppelli Loponte Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Résumé

Este artigo tem como objetivo principal trazer um panorama a respeito dos principais desafios a serem enfrentados em relação ao ensino de artes visuais no cenário brasileiro, destacando a importância e a necessidade do amadurecimento das pesquisas da área de arte e educação, levando em conta, por exemplo, o papel que cumpre o GT 24 - Educação e Arte em uma entidade como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), assim como a desejável conexão da crescente produção acadêmica da área com as práticas pedagógicas presentes no contexto escolar, em especial nas escolas públicas. A partir da discussão em torno de desafios de caráter polí­tico (quais os espaços que a arte precisa conquistar no campo da educação?), epistemológico (de que é feito o conhecimento em arte e educação?) e pedagógico (que arte inquieta a escola?), o artigo delineia algumas perspectivas de pensamento e de pesquisa na área. Para traçar o panorama dos desafios que se impõem na relação entre arte e educação no Brasil (mais especificamente Artes Visuais) e discutir algumas perspectivas, utilizam-se autores que tem se dedicado a essa temática como Barbosa, Tourinho, Martins e Pereira, entre outros. Ao final, aponta-se a possibilidade de constituirmos novos cenários estéticos para as artes na escola, menos apaziguadores e românticos, mais instigantes e contemporâneos.

Biographie de l'auteur-e

Luciana Gruppelli Loponte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação, atua na graduação e na Pós-Graduação em Educação. Foi Coordenadora do GT 24 - Educação e Arte da ANPEd e é atualmente membro do Comitê Cientí­fico da entidade. Pesquisa nas áreas de arte e educaçao, formação estética de docentes, arte contemporânea e educação.

Publié-e

2013-08-12

Comment citer

Loponte, L. G. (2013). ENSINO DE ARTES VISUAIS: entre pesquisas e práticas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(23), 165–185. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/311

Numéro

Rubrique

Artigos