ENSINO DE ARTES VISUAIS: entre pesquisas e práticas
Abstract
Este artigo tem como objetivo principal trazer um panorama a respeito dos principais desafios a serem enfrentados em relação ao ensino de artes visuais no cenário brasileiro, destacando a importância e a necessidade do amadurecimento das pesquisas da área de arte e educação, levando em conta, por exemplo, o papel que cumpre o GT 24 - Educação e Arte em uma entidade como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), assim como a desejável conexão da crescente produção acadêmica da área com as práticas pedagógicas presentes no contexto escolar, em especial nas escolas públicas. A partir da discussão em torno de desafios de caráter político (quais os espaços que a arte precisa conquistar no campo da educação?), epistemológico (de que é feito o conhecimento em arte e educação?) e pedagógico (que arte inquieta a escola?), o artigo delineia algumas perspectivas de pensamento e de pesquisa na área. Para traçar o panorama dos desafios que se impõem na relação entre arte e educação no Brasil (mais especificamente Artes Visuais) e discutir algumas perspectivas, utilizam-se autores que tem se dedicado a essa temática como Barbosa, Tourinho, Martins e Pereira, entre outros. Ao final, aponta-se a possibilidade de constituirmos novos cenários estéticos para as artes na escola, menos apaziguadores e românticos, mais instigantes e contemporâneos.Downloads
Published
2013-08-12
How to Cite
Loponte, L. G. (2013). ENSINO DE ARTES VISUAIS: entre pesquisas e práticas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(23), 165–185. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/311
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Artigos