Caminhos trilhados: atuação de professores homens no magistério entre 1971 e 2014

Auteurs-es

  • Adriana Horta de Faria Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Résumé

O artigo apresentado objetivou investigar as trajetórias de profissionais docentes do sexo masculino aposentados, articulando com as relações de gênero e as representações sociais produzidas por esses sujeitos. Foi utilizado como metodologia a História Oral Temática, utilizamos entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas, a luz do referencial teórico de Moscovici (2004), precursor da teoria das representações sociais, com 3 professores homens que em algum momento de sua trajetória atuaram nos anos iniciais do ensino fundamental ou em etapa equivalente. Os dados coletados permitem inferir que dois desses sujeitos iniciaram seus percursos no ofí­cio docente sem a habilitação mí­nima exigida para o exercí­cio da profissão, mas todos buscaram a capacitação profissional. Os sujeitos pesquisados expressam suas representações sociais ao tratar de gênero, estes homens desempenharam o papel docente exaltando os atributos impostos para o gênero masculino, como por exemplo, a autoridade relacionada ao poder. Uma ocorrência que mereceu destaque nas discussões, foi à participação dos professores em fatos históricos, como a emancipação polí­tica do Estado de Mato Grosso do Sul, os docentes pesquisados relatam o descaso no qual os professores foram tratados nos primeiros governos do Estado. Este breve ensaio das trajetórias destes professores permite perceber como a contemporaneidade e a história estão em contato com os contextos de vida, e vão construindo as representações sociais que influenciam diretamente nas ações dos sujeitos. Palavras-chave: Gênero. Professores homens. História Oral. Fatos Históricos.

Bibliographies de l'auteur-e

Adriana Horta de Faria, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Educação pela mesma universidade. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) e da Faculdade de Educação (UFMS/FAED). Lí­der do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE)

Téléchargements

Publié-e

2019-02-12

Comment citer

Faria, A. H. de, & Gonçalves, J. P. (2019). Caminhos trilhados: atuação de professores homens no magistério entre 1971 e 2014. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 283–303. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2520

Numéro

Rubrique

Artigos