Caminhos trilhados: atuação de professores homens no magistério entre 1971 e 2014
Abstract
O artigo apresentado objetivou investigar as trajetórias de profissionais docentes do sexo masculino aposentados, articulando com as relações de gênero e as representações sociais produzidas por esses sujeitos. Foi utilizado como metodologia a História Oral Temática, utilizamos entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas, a luz do referencial teórico de Moscovici (2004), precursor da teoria das representações sociais, com 3 professores homens que em algum momento de sua trajetória atuaram nos anos iniciais do ensino fundamental ou em etapa equivalente. Os dados coletados permitem inferir que dois desses sujeitos iniciaram seus percursos no ofício docente sem a habilitação mínima exigida para o exercício da profissão, mas todos buscaram a capacitação profissional. Os sujeitos pesquisados expressam suas representações sociais ao tratar de gênero, estes homens desempenharam o papel docente exaltando os atributos impostos para o gênero masculino, como por exemplo, a autoridade relacionada ao poder. Uma ocorrência que mereceu destaque nas discussões, foi à participação dos professores em fatos históricos, como a emancipação política do Estado de Mato Grosso do Sul, os docentes pesquisados relatam o descaso no qual os professores foram tratados nos primeiros governos do Estado. Este breve ensaio das trajetórias destes professores permite perceber como a contemporaneidade e a história estão em contato com os contextos de vida, e vão construindo as representações sociais que influenciam diretamente nas ações dos sujeitos. Palavras-chave: Gênero. Professores homens. História Oral. Fatos Históricos.Downloads
Published
2019-02-12
How to Cite
Faria, A. H. de, & Gonçalves, J. P. (2019). Caminhos trilhados: atuação de professores homens no magistério entre 1971 e 2014. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 283–303. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2520
Issue
Section
Artigos