Estresse e Estratégias de Enfrentamento em Professores do Ensino Fundamental

Auteurs-es

  • Nancy Julieta Inocente Universidade de Taubaté
  • Patrícia de Oliveira Silva Hardt Universidade de Taubaté
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Universidade de Taubaté

Résumé

Este trabalho teve como objetivo identificar o estresse e as estratégias de enfrentamento utilizadas por professores do ensino fundamental na cidade de Taubaté. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva com abordagem quantitativa. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Toulousaine (ETS) para o estresse, e a Escala de Toulousaine de Enfrentamento - Coping (ET) na identificação das formas de enfrentamento (coping). Os dados foram tabulados por meio do programa SPHINX software. A amostra foi composta de 312 professores do ensino fundamental, com predominância de sexo feminino (78,21%) e da faixa etária de 30 a 40 anos (43,27%). Outras caracterí­sticas observadas foram: 66,67% são casados, 92,95% possuem ní­vel superior, 42,31% estão ma profissão de 2 a 5 anos, 51,60% não praticam esporte e 90,71% não possuem o hábito de fumar. Os resultados obtidos mostram a predominância do estresse global, fí­sico e psicológico. Quanto às estratégias de enfrentamento verificou-se que a maioria dos sujeitos utiliza como estratégia de enfrentamento o controle e a recusa. Palavras-chave: Estresse. Estratégia de Enfrentamento. Professor

Bibliographies de l'auteur-e

Nancy Julieta Inocente, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Psicologia e Serviço Social. -Serviço Social cursado na Instituição Toledo de Ensino (1973),. Graduação em Psicologia com Formação de Psicólogo no Curso de Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973). Especialização em Psicologia Clí­nica Comportamental pela Pontifí­cia Universidade Católica de Campinas; Mestrado em Curso de Psicopedagogia pela Universidade do Vale do Paraí­ba (1997); Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora assistente doutor da Universidade de Taubaté e leciona nas Universidade do Vale do Paraí­ba e e Universidade Paulista. É professora do Curso de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté. É pesquisadora do Grupo Avançado em Medicina do Sono Professor Rubens Reimão do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atuou como psicóloga clí­nica no atendimento de Transtorno por Estresse Pós- Traumático relacionado ao trabalho, no perí­odo de 2004-2005, no Centro Técnico Aeroespacial Brasileiro- CTA, Instituto de Aeronáutica e Espaço- IAE . Desde 1974, atua na área de Educação, Ensino e Pesquisa. Tem experiência na área de Psicologia Clí­nica e Psicologia Organizacional e do Trabalho, com ênfase em Comportamento Organizacional na Saúde Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estresse Ocupacional; Distúrbios do Sono; Depressão; Burnout e Estresse pós-traumático.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade de Taubaté (UNITAU), em Taubaté, SP e Pesquisador colaborador na Universidade de Campinas (UNICAMP) no Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e cientí­fico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalha em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação), e Projeto Procampo. Criou e Coordena o Mestrado Interdisciplinar de Desenvolvimento Humano. Coordena projetos de pesquisa com fomento do CNPq e da CAPES. Atua nas áreas de Pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

Publié-e

2017-10-20

Comment citer

Inocente, N. J., Hardt, P. de O. S., & Chamon, E. M. Q. de O. (2017). Estresse e Estratégias de Enfrentamento em Professores do Ensino Fundamental. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 175–198. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1337

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Artigos