Estresse e Estratégias de Enfrentamento em Professores do Ensino Fundamental
Abstract
Este trabalho teve como objetivo identificar o estresse e as estratégias de enfrentamento utilizadas por professores do ensino fundamental na cidade de Taubaté. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva com abordagem quantitativa. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Toulousaine (ETS) para o estresse, e a Escala de Toulousaine de Enfrentamento - Coping (ET) na identificação das formas de enfrentamento (coping). Os dados foram tabulados por meio do programa SPHINX software. A amostra foi composta de 312 professores do ensino fundamental, com predominância de sexo feminino (78,21%) e da faixa etária de 30 a 40 anos (43,27%). Outras características observadas foram: 66,67% são casados, 92,95% possuem nível superior, 42,31% estão ma profissão de 2 a 5 anos, 51,60% não praticam esporte e 90,71% não possuem o hábito de fumar. Os resultados obtidos mostram a predominância do estresse global, físico e psicológico. Quanto às estratégias de enfrentamento verificou-se que a maioria dos sujeitos utiliza como estratégia de enfrentamento o controle e a recusa. Palavras-chave: Estresse. Estratégia de Enfrentamento. ProfessorPublished
2017-10-20
How to Cite
Inocente, N. J., Hardt, P. de O. S., & Chamon, E. M. Q. de O. (2017). Estresse e Estratégias de Enfrentamento em Professores do Ensino Fundamental. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 175–198. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1337
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Artigos