O on-line e off-line da educação no contexto da pandemia de Covid-19 – análise preliminar dos dados do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Auteurs-es

Mots-clés :

Educação, Pandemia de Covid-19, Sociedade da Informação, Inep

Résumé

A pandemia da Covid-19 aprofundou as desigualdades socioeconômicas, tornando a parcela mais pobre da população ainda mais vulnerável. A falta de acesso à tecnologia e/ou à internet de qualidade, dificultou a continuidade dos estudos de muitas crianças e adolescentes, tendo em vista que as aulas passaram a ser ministradas de forma on-line. O referente artigo apresenta o cenário educacional no contexto do primeiro ano da pandemia de Covid 19 no Brasil. Pesquisa documental com análise de dados ancorada em uma abordagem descritiva dos primeiros dados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A compreensão inicial desse passado recente é importante para avaliar as estratégias educacionais que foram adotadas como resposta ao momento de crise sanitária. Nesse sentido, intenciona também em outro momento, examinar as propostas de retomada das aulas presenciais, que pretendem principalmente a recuperação e a melhora da estrutura educacional do país.

Biographie de l'auteur-e

Renato da Silva, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA), doutor em Ciências (FIOCRUZ), com pós-doutorado em História (UERJ), e pesquisador associado do Observatório História e Saúde (FIOCRUZ/MS/OPAS).

Références

ANDRADE R. COVID-19 is causing the collapse of Brazil's national health service. BMJ 2020; 370:m3032.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. “Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19”. In: EmRede, v. 7, n. 1, p. 257-275, jun-ago 2020.

BARRETO, Ivana Cristina de Holanda Cunha; COSTA FILHO, Raimundo Valter; RAMOS, Ronaldo Fernandes; OLIVEIRA, Luciana Gonzaga de, MARTINS, Natália Regina Alves Vaz; CAVALCANTE, Fabrício Vieira; ANDRADE, Luiz Odorico Monteiro de; SANTOS, Leonor Maria Pacheco “Colapso na saúde em Manaus: o fardo de não aderir às medidas não farmacológicas de redução da transmissão da Covid-19”. In: Saúde Debate - Rio de Janeiro, V. 45, N. 131, P. 1126-1139, out-dez 2021.

BARTHOLO, T. L. et al. Learning loss and learning inequality during the Covid-19 pandemic. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2022 Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/8sNJkg9syT5dXMp9wrBtbDc/?format=pdf& lang=en. Epub 16 set 2022. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/S0104- 40362022003003776. Acesso em: 28 de set. de 2022.

BELLEI, Nancy; MELCHIOR, Taís Boim. H1N1: pandemia e perspectiva atual. J Bras Patol Med Lab v. 47, n. 6, p. 611-617 dez 2011.

BOUDELAIS. Patrice Epidemics Laid Low: A History of What Happened in Rich Countries. JHU Press, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Painel de casos de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) no Brasil, Datasus. mar./abril. 2020 Disponível em https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 22 de ago de 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. O que é educação a distância?. Disponível em http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia-1651636927/12823-o-que-e-educacao-a-distancia. Acesso: em 22 de ago de 2024

BRASIL. Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CPN no 6/2021. Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação de medidas no retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem e para a regularização do calendário escolar. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 ago. 2021.

CAVALCANTE, V.; KOMATSU, B. K.; MENEZES FILHO, N. Desigualdades educacionais durante a pandemia. São Paulo: Insper, 2020. (Policy Paper, n. 51).

CARLINI, Alda L e LEITE, Maria T. M. “Adolescentes e tecnologias: o aluno nativo digital”. IN: CARLINI, Alda. L. e TARCIA, Rita. M. L. 20% a distância e agora? orientações práticas para o uso da tecnologia de educação a distância no ensino presencial. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

CARRARA, S. As ciências humanas e sociais entre múltiplas epidemias. Physis, 30(2): e300201, 2020. Disponível em:

&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17de fev. de 2021.

CARVALHO JR, Izidio Dias de; SILVA, Márcia Aparecida. Youtube como rede social: contribuições da plataforma para a aprendizagem de língua inglesa. In: PERcursos Linguísticos • Vitória (ES) v. 10 n. 24, p. 126-147, jul. de 2020.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da internet: reflexões sobrea internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

_________________ A sociedade em rede: A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.

CHAVES, Eduardha Espindola; CHAVES, Pamela; NOAL SACHET, Luana; LOPEZ, Rodrigues Daniel; MELO, Augusto Riella de; MACHADO, Mansur Michel; FARIAS Moreira Fabiane. O uso do podcast como ferramenta de divulgação científica. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.

COSTA, Ligia Maria Cantarino da; MERCHAN-HAMANN, Edgar. Pandemias de influenza e a estrutura sanitária brasileira: breve histórico e caracterização dos cenários. Rev Pan-Amaz Saude, Ananindeua, v. 7, n. 1, p. 11-25, mar. 2016.

CRUZ, J. M. O. Processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 105, p. 1023-1042, dez. 2008. https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000400005.

DIAS, E. A Educação, a pandemia e a sociedade do cansaço. In: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, 2021, v. 29, n. 112, p. 565-573, jul.-set. 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002901120001.

DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. 2a Edição – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

DORN, E., et al. Covid-19 and education: an emerging K-shaped recovery. [S. l.]: McKinsey&Company, 14 dez. 2021. Disponível em https://www. mckinsey.com/industries/education/our-insights/covid-19-and-education-anemerging-k-shaped-recovery. Acesso em: 15 ago. 2022.

ESCOBAR, Arturo. La invención del Tercer Mundo. Bogotá: Norma Editorial, 1998.

FREITAS, Maria T. A. A formação de professores diante dos desafios da cibercultura. In: FREITAS, Maria. T. A. (org.). Cibercultura e Formação de Professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

HOBSBAWN, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

__________________. A era das revoluções 1789 – 1848. Paz e Terra: São Paulo, 1994..

HONÓRIO, Nildimar Alves; CÂMARA, Daniel Cardoso Portela; CALVET, Guilherme Amaral; BRASIL, Patrícia. In: Cad. Saúde Pública vol.31 no.5, Rio de Janeiro, maio de 2015.

INSTITUTO BUTANTAN, Retrospectiva 2021: segundo ano da pandemia é marcado pelo avanço da vacinação contra Covid-19 no Brasil. In: Notícias, 31/12/202. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/retrospectiva-2021-segundo-ano-da-pandemia-e-marcado-pelo-avanco-da-vacinacao-contra-covid-19-no-brasil. Acesso em: 22 ago. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais. IDEB: Resultados. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisasestatisticas-e-indicadores/ideb/resultados. Acesso em: 15 set. 2023.

JOHNSON, Steve. De onde vêm as boas ideias. Jorge Zahar Editora, Rio de Janeiro, 2011.

_____________. A Cultura da Interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Jorge Zahar Editora, Rio de Janeiro, 2001..

KOSLINSKI, M. C., et al. Ambiente de aprendizagem em casa e o desenvolvimento cognitivo na educação infantil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 43, e249592, 2022. https://doi.org/10.1590/ES.249592.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Editora Loyola, 6ª Ed., São Paulo, 2010.

_______________ A cibercultura. Edição 2ª Editora 34, São Paulo, 2000.

LOPES, Nayara; NOZAWA, Carlos; LINHARES, Rosa Elisa de Carvalho. Características gerais e epidemiologia dos arbovírus emergentes no Brasil. In: Rev Pan-Amaz Saude, 2014; 5(3):pp. 55-64.

MALAN, Pedro Sampaio. Relações econômicas internacionais do Brasil. In: FAUSTO, Boris. (Org.). O Brasil republicano: economia e cultura (1945-1964) Tomo III, v. 4, 2. ed. São Paulo: DIFEL, 1986. p. 53-106. (História geral da civilização brasileira III).

MATTA, G.C., REGO, S., SOUTO, E.P., and SEGATA, J., eds. “A Covid-19 no Brasil e as Várias Faces da Pandemia: apresentação”. In: Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia [online]. Rio de Janeiro: Observatório Covid 19; Editora FIOCRUZ, 2021, pp. 15-24. Informação para ação na Covid-19 series. ISBN: 978-65-5708-032-0. https://doi.org/10.7476/9786557080320.0001.

MENEZES, Vera Lúcia. Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

MOURA Elry Catarina; CORTEZ-ESCALANTE Juan; CAVALCANTE, Fabrício Viera, BARRETO; Ivana Cristina de Holanda Cunha, SANCHEZ, Mauro Niskier; SANTOS, Leonor Maria Pacheco. “Covid-19: evolução temporal e imunização nas três ondas epidemiológicas, Brasil, 2020–2022”. In: Revista Saúde Pública. 2022;56:105.

MOURA, Gabriela Beatriz Ferraz de; FREITAS, Lúcia Gonçalves de. O Youtube como ferramenta de aprendizagem. In: REVELLI v.10 n.3. Setembro /2018. p. 259- 272. ISSN 1984 – 6576.

OBSERVATÓRIO DAS DESIGUALDADES. Acesso e exclusão educacional durante a pandemia covid-19. Belo Horizonte: FJP: Corecon, 2021. Nota Técnica nº 2.

ORGANIZAÇÃO PAN AMERICANA DE SAÚDE. Histórico da Pandemia de Covid-19. In: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 22 ago. 2024.

PRESSE, France. Unesco: metade dos estudantes do mundo sem aulas por conta da Covid-19. Publicado 18 mar. 2020. Disponível na URL: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/03/18/unesco-metadedos-estudantes-do-mundo-sem-aulas-por-conta-da-covid-19.ghtml. Acesso em: 23 ago. 2024.

SANTOS VP. O desafio da pandemia da COVID-19: o que podemos aprender com a história? J Vasc Bras. 2021;20:e20200209. https://doi.org/10.1590/1677-5449.200209.

SILVA, Luiz Jacinto. A Globalização da doença. In: Rev. Saúde Pública 2003;37(3):273-4.

SILVA, Jesiel. S. MARIANO, Zilda. F.; SCOPEL, Iraci. A dengue no Brasil e as políticas de combate ao Aedes aegypti: da tentativa de erradicação às políticas de controle. In: Hygeia, v. 3, n. 6, p.163-175, jun. 2008,

SILVA, Renato da. Arbovírus, Influenza e Coronavírus a história da guerra contra os vírus no século XXI. In: Sebastião Pimentel Franco, Dilene Raimundo do Nascimento, Anny Jackeline Torres Silveira. (Org.). Uma história brasileira das doenças. 1ed.Vitória: EDUFES, 2022, v. 10, p. 295-310..

TORI, Romero. Cursos híbridos ou blended learning. IN: LITTO, Fredic. e FORMIGA, Marcos. (Org) Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

______________Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

UNESCO; UNICEF; WORLD BANK. The state of the 2021 global education crisis: a path to recovery. Washington: World Bank Group, 2021. Disponível em https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/36744. Acesso em: 15 set. 2022.

UNESCO; UNICEF; WORLD BANK. The state of the 2021 global education crisis: a path to recovery. Washington: World Bank Group, 2021. Disponível em https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/36744. Acesso em: 23 ago. 2024.

UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. A UNESCO reúne organizações internacionais, sociedade civil e parceiros do setor privado em uma ampla coalizão para garantir a #AprendizagemNuncaPara. Publicado em 26 mar. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/unesco-reune-organizacoes-internacionais-sociedadecivil-e-parceiros-do-setor-privado-em-uma. Acesso em: 5 maio 2020.

VALENTE, Carlos. e MATTAR, João. Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.

WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, maio/ago. 2000.

Téléchargements

Publié-e

2025-12-16

Numéro

Rubrique

Artigos (fluxo contínuo)