A dignidade da razão humana e o horizonte ético pela via da prudência
Mots-clés :
Tomás de Aquino. , razão humana., caminho e prudência.Résumé
Neste texto, discutimos algumas das possíveis contribuições de Tomás de Aquino para a formação humana no contexto atual, a partir da relevância epistemológica de conceitos como a dignidade da razão humana, o horizonte ético e o itinerário existencial pautado na virtude da prudência. A argumentação foi elaborada com base no livro VIII da Suma Teológica, numa atitude metodológica de contextualizar sua época, as contribuições de Aristóteles e a elaboração de uma síntese da filosofia cristã, com base na unidade entre fé e razão. Apresentamos a perspectiva desse pensador, por ocasião dos 750 anos de sua morte, como um referencial pedagógico para os educadores que buscam na unidade da vida, formar pessoas comprometidas com a retidão de suas ações e o compromisso com o bem que humaniza as relações no cotidiano.
Références
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bossi. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
AGOSTINHO. Da Doutrina Cristã. Tradução de José Pereira da Silva. São Paulo: Paulus, 1991. Livro II, Capítulo 37, página 136.
AQUINO, Santo Tomás de. 1225-1274. Suma teológica: a fé, a esperança, a caridade, a prudência: volume 5. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Mário da Gama Kury. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF. Disponível em: Ministério da Educação - Ministério da Educação (mec.gov.br). Acesso em 14 de junho de 2024.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: L9394 (planalto.gov.br). Acesso em 14 de junho de 2024.
PERRY, Marvin. Civilização ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2002.