La dignidad de la razón humana y el horizonte ético a través de la prudência

Autores/as

Palabras clave:

Tomás de Aquino. razón humana. Horizonte ético. Camino y prudencia.

Resumen

En este texto se discuten algunas de las posibles aportaciones de Tomás de Aquino a la formación humana en el contexto actual, a partir de la relevancia epistemológica de conceptos como la dignidad de la razón humana, el horizonte ético y el itinerario existencial basado en la virtud de la prudencia. El argumento se elaboró a partir del libro VIII de la Summa Theologica, en una actitud metodológica de contextualización de su tiempo, los aportes de Aristóteles y la elaboración de una síntesis de la filosofía cristiana, basada en la unidad entre fe y razón. Presentamos la perspectiva de este pensador, con motivo del 750 aniversario de su muerte, como referente pedagógico para los educadores que buscan en la unidad de vida, formar personas comprometidas con la rectitud de sus acciones y el compromiso con el bien que humaniza las relaciones en la vida cotidiana.

Palabras clave: Tomás de Aquino. razón humana.  Horizonte ético. Camino y prudencia.

Biografía del autor/a

Francisco Juceme Rodrigues do Nascimento, Universidade Católica de Petrópolis

O professor e pesquisador, possui graduação(1998) e especialização (2001) em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, graduação em Teologia - Seminário Santo Antônio (1996), especialização em Educação pela PUC/RJ (2000) mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006) e atualmente é doutorando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis - RJ com pesquisa em desenvolvimento na Linha de Instituições Educacionais, Políticas Públicas e Práticas Educativas e membro do GEPCEP - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo nas Escolas Públicas e IDEA - Grupo de Pesquisa sobre Inclusão e Diversidade. Atualmente faz parte do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba, onde exerce o cargo efetivo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Tenho experiência na área gestão educacional, tendo sido Coordenador de Ensino Religioso do Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora - MG, de 1999 a 2017, Coordenador de Pastoral do Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora - MG de 2010 a 2015, Diretor Acadêmico do Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora - MG, de 2016 a 2018 e Coordenador Geral dos Cursos Técnicos do IF Sudeste MG, campus Rio Pomba de 2019 a 2022. Além de professor de Filosofia no Ensino Médio Integrado, leciona Filosofia Geral, Filosofia e Ética e Introdução à Filosofia nos Cursos de Licenciatura em Educação Física, Administração e Bacharelado em Direito.

Citas

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bossi. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

AGOSTINHO. Da Doutrina Cristã. Tradução de José Pereira da Silva. São Paulo: Paulus, 1991. Livro II, Capítulo 37, página 136.

AQUINO, Santo Tomás de. 1225-1274. Suma teológica: a fé, a esperança, a caridade, a prudência: volume 5. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Mário da Gama Kury. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF. Disponível em: Ministério da Educação - Ministério da Educação (mec.gov.br). Acesso em 14 de junho de 2024.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: L9394 (planalto.gov.br). Acesso em 14 de junho de 2024.

PERRY, Marvin. Civilização ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Publicado

2024-11-04

Cómo citar

Chung Marques Corrêa, C., & Francisco Juceme Rodrigues do Nascimento. (2024). La dignidad de la razón humana y el horizonte ético a través de la prudência. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11498. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11498

Número

Sección

Artigos