Que Educação Pública Queremos? Discussões Sobre Processo Educativo, Conflitos, Disputas e Possibilidades

Auteurs-es

Mots-clés :

Educação Pública; Processo Educativo; Conflitos Sociais.

Résumé

O presente trabalho se materializa em forma de ensaio e traz, em seu bojo, um debate, que perpassa a realidade da educação pública brasileira, as instituições escolares e os processos formativos vivenciados cotidianamente, a partir de experiências vividas em salas de aulas da educação básica em Minas Gerais. Com o objetivo de fomentar uma reflexão sobre as potencialidades de uma educação mais humanizada, para formar sujeitos que estejam aptos a construir uma sociedade mais igualitária, partimos da discussão que, aponta o potencial formativo do conflito, da divergência de ideias e de concepções, bem como das disputas simbólicas na arena social. A construção do conhecimento crítico e com fins emancipatórios traz consigo potencialidades formativas da práxis e implica o entendimento das contradições sociais, das lutas empreendidas entre classes antagônicas, das identidades dos sujeitos educandos e dos seus lugares sociais. Possibilita ainda o fomento a intervenções na realidade social, que possam resultar em transformações efetivas.

Biographie de l'auteur-e

Francisco André Silva Martins

Professor Efetivo, Faculdade de Educação, Campus BH, Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE / CBH / UEMG). Departamento de Administração Educacional (DAE). Professor Permanente do Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Linha 2 - Trabalho, Movimentos Sociais, História da Educação e Políticas Educacionais, Mestrado Acadêmico em Educação e Formação Humana, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem Doutorado em Educação pela FaE-UFMG (2016), no qual desenvolveu pesquisa sobre a participação de jovens em movimentos de ação coletiva em uma ocupação urbana na cidade de Belo Horizonte e a dimensão formativa dessas experiências. Foi bolsista CAPES / REUNI atuando na equipe pedagógica do GIZ e como professor no curso de "Formação em Docência do Ensino Superior" para discentes da pós-graduação e docentes da UFMG. Tem Mestrado em Educação pela FaE-UFMG (2010), no qual desenvolveu pesquisa sobre a participação de estudantes em um grêmio estudantil em uma escola pública na periferia da cidade de Contagem. Coordenador e Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Extensão Observatório das Juventudes da FAE UEMG fundado em 2020 e vinculado ao CNPq ( dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1226652922184844 ) e ao GT 03 Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos da ANPED. Pesquisador do NEPEJA (Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação de Jovens e Adultos) da Faculdade de Educação da UEMG (FaE/CBH/UEMG). Pesquisador do Observatório da Juventude (FaE-UFMG) onde desenvolve também trabalhos de extensão com formação de professores, educadores sociais/agentes culturais e jovens. Editor Adjunto da Revista Educação Em Foco - UEMG (ISSN 2317-0093) e Editor Associado da Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação - UEMG (ISSN 2596-1772) e da Revista SCIAS LIBRAS - UEMG. Suas pesquisas se debruçam, principalmente, sobre os seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Popular, Juventude, Sociologia da Juventude, Experiências Participativas e Formativas, Militância, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Atua como membro do Fórum Mineiro de Educação de Jovens, Adultos e Idosos FOMEJA desde o ano de 2018. Atua como membro do Fórum Metropolitano de Belo Horizonte de Educação de Jovens, Adultos e Idosos FOMETRO desde 2020. Lecionou a disciplina História na Educação Básica, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Rede Estadual de Ensino em Minas Gerais e Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.

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Publié-e

2024-11-08

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André Silva Martins, F. ., & Leite de Oliveira, E. (2024). Que Educação Pública Queremos? Discussões Sobre Processo Educativo, Conflitos, Disputas e Possibilidades. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11337. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11337

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