Que Educação Pública Queremos? Discussões Sobre Processo Educativo, Conflitos, Disputas e Possibilidades

Autores/as

Palabras clave:

Educación pública; proceso educativo; conflictos sociales.

Resumen

Este trabajo toma la forma de ensayo y trae consigo un debate que toca la realidad de la educación pública brasileña, de las instituciones escolares y de los procesos formativos cotidianos, a partir de experiencias en aulas de educación básica de Minas Gerais. Con el objetivo de incentivar la reflexión sobre el potencial de una educación más humanizada para formar sujetos capaces de construir una sociedad más igualitaria, partimos de la discusión que apunta al potencial formativo del conflicto, de la divergencia de ideas y concepciones, así como de las disputas simbólicas en el escenario social. La construcción de conocimiento crítico y emancipador trae consigo el potencial formativo de la praxis e implica la comprensión de las contradicciones sociales, las luchas entre clases antagónicas, las identidades de los sujetos y sus lugares sociales. También permite fomentar intervenciones en la realidad social que pueden dar lugar a transformaciones efectivas.

Biografía del autor/a

Francisco André Silva Martins

Professor Efetivo, Faculdade de Educação, Campus BH, Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE / CBH / UEMG). Departamento de Administração Educacional (DAE). Professor Permanente do Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Linha 2 - Trabalho, Movimentos Sociais, História da Educação e Políticas Educacionais, Mestrado Acadêmico em Educação e Formação Humana, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem Doutorado em Educação pela FaE-UFMG (2016), no qual desenvolveu pesquisa sobre a participação de jovens em movimentos de ação coletiva em uma ocupação urbana na cidade de Belo Horizonte e a dimensão formativa dessas experiências. Foi bolsista CAPES / REUNI atuando na equipe pedagógica do GIZ e como professor no curso de "Formação em Docência do Ensino Superior" para discentes da pós-graduação e docentes da UFMG. Tem Mestrado em Educação pela FaE-UFMG (2010), no qual desenvolveu pesquisa sobre a participação de estudantes em um grêmio estudantil em uma escola pública na periferia da cidade de Contagem. Coordenador e Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Extensão Observatório das Juventudes da FAE UEMG fundado em 2020 e vinculado ao CNPq ( dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1226652922184844 ) e ao GT 03 Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos da ANPED. Pesquisador do NEPEJA (Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação de Jovens e Adultos) da Faculdade de Educação da UEMG (FaE/CBH/UEMG). Pesquisador do Observatório da Juventude (FaE-UFMG) onde desenvolve também trabalhos de extensão com formação de professores, educadores sociais/agentes culturais e jovens. Editor Adjunto da Revista Educação Em Foco - UEMG (ISSN 2317-0093) e Editor Associado da Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação - UEMG (ISSN 2596-1772) e da Revista SCIAS LIBRAS - UEMG. Suas pesquisas se debruçam, principalmente, sobre os seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Popular, Juventude, Sociologia da Juventude, Experiências Participativas e Formativas, Militância, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Atua como membro do Fórum Mineiro de Educação de Jovens, Adultos e Idosos FOMEJA desde o ano de 2018. Atua como membro do Fórum Metropolitano de Belo Horizonte de Educação de Jovens, Adultos e Idosos FOMETRO desde 2020. Lecionou a disciplina História na Educação Básica, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Rede Estadual de Ensino em Minas Gerais e Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.

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Publicado

2024-11-08

Cómo citar

André Silva Martins, F. ., & Leite de Oliveira, E. (2024). Que Educação Pública Queremos? Discussões Sobre Processo Educativo, Conflitos, Disputas e Possibilidades. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11337. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11337

Número

Sección

Artigos