As Representações Sociais em Movimento dos Atingidos pelo Rompimento da Barragem de Fundão sobre a Escola

Auteurs-es

Mots-clés :

Représentations sociales en mouvement, Éducation et exploitation minière, Rupture du barrage de Fundão, Affectés par la rupture du barrage de Fundão, Écoles touchées par la rupture du barrage de Fundão.

Résumé

L'article présente les résultats de la recherche dont l'objectif était d'étudier les représentations sociales des enseignantes, des mères, des étudiantes quittant le système éducatif et des dirigeantes communautaires de trois écoles ensevelies par la rupture du barrage de Fundão à Mariana, Minas Gerais. Le travail a été référencé dans la théorie des représentations sociales en mettant l'accent sur l'approche des représentations sociales en mouvement. La méthodologie a été structurée en deux phases : la collecte d'informations sur la rupture et ses impacts sur les écoles et la réalisation d'entretiens narratifs. Les résultats ont indiqué que les personnes interviewées vivaient trois mouvements dans leurs représentations sociales de l'école : retourner à l'expérience d'avant la rupture ; maintenir le discours dans la rupture et ses impacts ; problématiser l'école en articulant l'expérience antérieure, le présent et l'avenir. La conclusion a été que l'étude a permis de récupérer les expériences des sujets dans un contexte où les conditions matérielles d'existence ont été détruites.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Isabel Antunes-Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Pós Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Campus Presidente Prudente. Pós Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular da Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais. Participa do do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NEPCAMPO/FaE-UFMG), do Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais (GERES) e do Grupo de Estudos em Educação, MIneração e Meio Ambiente ( GEMA).Desenvolve Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão com ênfase na formação e prática docente a partir dos referenciais da Psicologia Social e Educação do Campo. Focaliza preferencialmente professores que atuam com populações Assentadas, Atingidos por rompimento de barragens, Ribeirinhos, Agricultores Familiares e Populações Tradicionais Campesinas.

Adriane Cristina de Melo Hunzicker, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Educação no Programa de Educação: Conhecimento e Inclusão Social, na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Mestra em Educação, na Linha de Pesquisa em Educação do Campo, pela FaE/UFMG (2019). Graduada em Geografia pela Faculdade Santa Rita (2008). Especialista em Práticas Pedagógicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Norte do Paraná (2015). Desenvolve pesquisas sobre a relação Educação-Mineração; Educação do Campo; Representações Sociais. Atuou como pesquisadora assistente do Projeto de Pesquisa - Impactos do Rompimento da Barragem do Fundão na identidade das escolas do campo: um estudo na perspectiva das representações sociais - (2017-2020). Em 2021 atuou como coordenadora pedagógica da Projeto de Extensão - Educação em tempos de pandemia: construindo caminhos para a escolarização básica na região da Bacia do Rio Doce ? MG -. Atualmente atua no "Programa de formação continuada de educadores da rede pública dos municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão em Minas Gerais ? Escola da Bacia do Rio Doce" na elaboração de material didático e por um período como Tutora. Atua como bolsista voluntária no Projeto de Pesquisa e extensão - Desafios para os trabalhadores na Educação e na Mineração em tempos de pandemia: vigilância ativa e participativa nos territórios minerários -. É membro do Grupo de Estudos sobre Educação, Mineração e Meio Ambiente (GEMA) com integrantes da UFMG e UFOP. Participa do Grupo de Estudos em Representações Sociais (GERES)/FaE/UFMG. Atuou como professora na Educação Básica, em escolas públicas situadas em Mariana e Ouro Preto/MG, entre ela unidades escolares atingidas pelo Rompimento da Barragem de Fundão. Participou da formação continuada de professores no Programa Escola da Terra na UFMG (edição 2019) e como monitora no Programa de Incentivo à Formação Docente (PIFID) no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo/FaE/UFMG) (2020-2021). Atualmente é bolsista da CAPES/PROEX/UFMG. Autora do livro "Aqui tinha uma escola", lançado pela Editora Appris, em 2022.

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Publié-e

2023-12-01

Comment citer

Antunes-Rocha, M. I., & de Melo Hunzicker, A. C. (2023). As Representações Sociais em Movimento dos Atingidos pelo Rompimento da Barragem de Fundão sobre a Escola. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11153

Numéro

Rubrique

Teoria das Representações Sociais no Brasil