As Representações Sociais em Movimento dos Atingidos pelo Rompimento da Barragem de Fundão sobre a Escola
Keywords:
Representações Sociais em Movimento. Educação e Mineração. Rompimento da Barragem de Fundão. Atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão. Escolas atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão., Social Representations in Motion. Education and Mining. Collapse of Fundão Dam. People affected by the collapse of Fundão Dam. Schools affected by the collapse of Fundão Dam.Abstract
This article presents the results of a research work, the purpose of which was to study social representations of school teachers, mothers, graduates and community leaders about three schools buried by the collapse of Fundão Dam in the town of Mariana, state of Minas Gerais, Brazil. The work’s reference is the theory of Social Representations, focusing on the approach of Social Representations in Motion. The methodology was structured in two stages: collecting information about the collapse of the dam and its impacts on schools and performing narrative interviews. The results showed that respondents were experiencing three motions in their social representations about the school: returning to their previous experience, prior to the collapse, sticking to the narrative about the collapse and its impacts, and problematizing the school, articulating their previous experience, the present and the future. The conclusion was that the study made it possible for the subjects to recover their experiences in a context under which the material conditions of existence were destroyed.
References
ALVES, Roberta. B.; LACERDA, Márcia. A. de C.; LEGAL, Eduardo. J. A atuação do psicólogo diante dos desastres naturais: uma revisão. Psicol. estud., Maringá, v. 17, n. 2, p. 307-315, Jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/5wCT3zj4Bg9XBrmL3wfct8D/?format=pdf&lang=pt Acesso em 29 abri. 2023.
Anônimo. Informações omitidas para submissão anônima. In: Anônimo. Informações omitidas para submissão anônima. 2018.
Anônimo. Informações omitidas para submissão anônima. 2020.
Anônimo; et al. Informações omitidas para submissão anônima. In: Anônimo. Informações omitidas para submissão anônima. 2021.
A SIRENE, Jornal. Edição especial 3 anos. Para não esquecer. Ano 3, ed. 32, 2018. Disponível em: https://issuu.com/jornalasirene/docs/novembro_issuu Acesso em 17 mai. 2023.
SOBRENOME. A escrita de educandos(as) no curso de formação de professores para as escolas do campo-LECAMPO: um estudo na perspectiva das Representações Sociais. Tese (Doutorado em Educação) Informações omitidas para submissão anônima. 2017.
SOBRENOME. Impacto da Teoria das Representações Sociais na Psicologia Social brasileira: o que aprendemos com Serge Moscovici e Denise Jodelet. In. NASCIMENTO, Adriane; GIANARDOLI-NASCIMENTO, Ingrid; ANTUNES-ROCHA, Maria I. (Org.). Representações Sociais: campos, vertentes e fronteiras. Belo Horizonte, editora, UFMG, 2021, p. 13-29.
SOBRENOME. Representações Sociais das práticas artísticas na formação e atuação de professores do campo. Curitiba: Appris, 2018. 373p.
SOBRENOME. O silenciamento pedagógico diante do rompimento da barragem de Fundão: uma análise a partir da Escola Estadual “Padre José Epifânio Gonçalves”. Dissertação (Mestrado em Educação) Informações omitidas para submissão anônima. 2022.
COELHO, Marcos A. T. Rio Doce: A espantosa evolução de um vale. Belo Horizonte: Atêntica Editora, 2011. 207p.
CRUZ, Antônio. Foto de Bento Rodrigues. 2015. Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-11/dano-moral-gera-divergencia-em-indenizacao-por-tragedia-em-mariana. Acesso: 11 mai. 2023.
FACURY, Daniel. M.; et al. Panorama das publicações científicas sobre o rompimento da Barragem de Fundão (Mariana-MG): subsídios às investigações sobre o maior desastre ambiental do país. In. Caderno de Geografia. V. 29, n. 57, 2019. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/view/19970 Acesso em 10 abri. 2023.
FREITAS, Raquel. Foto devastação no distrito de Paracatu de Baixo. G1 MG. 2015. Disponível em: https://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/11/so-chorar-fala-lavrador-que-perdeu-tudo-em-paracatu-de-baixo-em-mg.html acesso em 5 abri. 2023.
FREITAS, Karini. A. F; OLIVEIRA, Tamiris. A. de. Lá eu era Selma- a Professora. Aqui sou Selma – a Atingida: as riquezas simbólicas da escola de Paracatu de Baixo antes do rompimento da barragem de rejeitos da Samarco. 55f. (Monografia, curso de Pedagogia). Mariana: Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, 2018.
FREITAS-JUSTINO, Érica F. Movimento das representações sociais sobre campo de professores que atuam na educação por alternância no Peru e no Brasil. 282f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.
FURLANI, Bruna. B. Rotas da informação: estudos das relações estabelecidas em Paracatu de Baixo na comunicação do maior desastre ambiental brasileiro. 132f. Monografia (curso de Jornalismo). Brasília, Departamento de Jornalismo, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2016.
FUNDAÇÃO RENOVA. Escola no reassentamento de Paracatu. 2023. Disponível em: https://www.fundacaorenova.org/reassentamentos/paracatu/ Acesso em 10 mai. 2023.
Anônimo. Informações omitidas para submissão anônima. 2019.
Anônimo. Informações omitidas para submissão anônima. 2022a.
Anônimo. Informações omitidas para submissão anônima. 2022.
Anônimo. Informações omitidas para submissão anônima. 2022b.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar. 2015, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-escolar Acesso em 19 mai. 2023.
SOBRENOME. Condições e modalidades da estabilidade e a transformação dos fenômenos representativos. In. NASCIMENTO, Adriane; GIANARDOLI-NASCIMENTO, Ingrid; ANTUNES-ROCHA, Maria I. (Org.). Representações Sociais: campos, vertentes e fronteiras. Belo Horizonte, edi. UFMG, 2021. p. 57-78.
JOVCHELOVITCH, S; BAUER, M. A entrevista narrativa. In: GASKELL, G.; BAUER, M. (org.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
LOSEKANN, C. “Não foi acidente!”: o lugar das emoções na mobilização dos afetados pela ruptura da barragem de rejeitos da mineradora Samarco no Brasil. In: ZHOURI, A. (org.). Mineração, violências e resistências: um campo aberto para produção do conhecimento no Brasil. Marabá, PA: Editorial iGuana, 2018.
MINAS GERAIS. Relatório - Avaliação dos efeitos e desdobramentos do rompimento da Barragem de Fundão em Mariana-MG. Grupo de Força Tarefa, Decreto nº 46.892/2015. Belo Horizonte/MG, fev. 2016. 287p. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/attachments/770/relatorio_final_ft_03_02_2016_15h5min.pdf Acesso em 18 fev. 2023.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2010.
MOSCOVICI, Serge. A Psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes, 2012.
MPF. Ministério Público Federal. Desastre do Rio Doce: Como o TAC Governança assegura direitos dos atingidos. 2018. 12p.
NEVES, Maila de C. L.; et al. (org.). PRISMA: pesquisa sobre a saúde mental das famílias atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana. Belo Horizonte: Corpus, 2018. 80p. Disponível em: https://ufmg.br/storage/3/5/1/4/3514aa320d36a17e5d5ec0ac2d1ba79e_15236492458994_644662090.pdf Acesso em 10 dez. 2022.
NOAL, Débora. S.; RABELO, Ionara. V. M.; CHACHAMOVICH, Eduardo. O impacto na saúde mental dos afetados após o rompimento da barragem da Vale. Cad. Saúde Pública, v.35, n.5, e00048419, 2019.
OLIVEIRA, Bárbara. Escola e produção de saberes: narrativas de jovens atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. 243f. Dissertação (Mestrado em Educação. Mariana: Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, 2021.
PINHEIRO, Tarcísio, M. M.; et al. (org.). Mar de lama da Samarco na bacia do rio Doce: em busca de respostas. Belo Horizonte: Instituto Guaicuy, 2019.
PORTAL MINAS. Volta às aulas - Escola Municipal Gustavo Capanema em Gesteira (MG). 2016. Disponível em: https://www.portalminas.com/search?q=Gesteira Acesso em 20 dez. 2022.
RAMOS, Frederico A.; FERREIRA, Silvany D. Entre Santa Rita Durão e Bento Rodrigues: caminhos de uma história. In. VIANA, Cibele A.; BUARQUE, Virgínia (org.). Escrita docente sobre os distritos de Mariana: interfaces entre história local e história pública. Contagem, MG/Brasil: Editora Escola Cidadã, 2022. 377-409f.
REIS, Deyse A. Contaminação química e microbiológica em águas e sedimentos da bacia do rio Gualaxo do Norte, sub-bacia do rio Doce, submetida a fatores de pressão antrópicos e ao rompimento da barragem de Fundão. 223 f. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
SILVA, Danielle L. da.; et al. O maior desastre ambiental brasileiro: de Mariana (MG) à Regência (ES). In. PINHEIRO, Tarcísio, M. M.; et al. (org.). Mar de lama da Samarco na bacia do rio Doce: em busca de respostas. Belo Horizonte: Instituto Guaicuy, 2019. p. 104-122.
SOBRENOME. Representações Sociais em Movimento. In. Anônimo. Informações omitidas para submissão anônima. 2018.
SOUSA, Clarilza et al. (Org.). Qual futuro? Representações Sociais de Professores, Jovens e Crianças: uma pesquisa em rede. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.