Por uma perspectiva de formação docente em marcha: diálogos instituintes com a Red Cómplices Pedagógica Latinoamericana

Auteurs-es

  • Regina Aparecida Correia Trindade UFRJ/UERJ-FFP
  • Mairce da Silva Araújo UERJ-FFP

Mots-clés :

Educação , Redes e coletivos docentes, Formação docente, Movimentos instituintes de professores, América Latina e Caribe

Résumé

A partir de uma perspectiva dialógica, qualitativa e investigativoformativa em movimentos instituintes este artigo tem como objetivo refletir sobre as chamadas Redes Pedagógicas Latino-Americanas, a partir da experiência dxs autorxs na Red de Educadores Cómplices Pedagógicos Latinoamericanos em 2020. O ano pandêmico da Covid-19, em 2020, provocou a emergência de novas experiências dialógicas de educarnarrarformar no processo de confluência entre redes e coletivos docentes. A partir desta experiência foi possí­vel perceber: a indissociabilidade entre a perspectiva da formação docente e a concepção da educação como um ato polí­tico, e do/a docente como intelectual de seu pensarfazer; a relevância dos movimentos em redes como espaços de deslocamentos formativos plurais, múltiplos. Compreendemos a urgência de tais movimentos como formas de resistência para viabilidades outras de (re)invenção educativa sob bases mais democráticas, horizontais e emancipatórias, suleadas no território latino-americano.

Bibliographies de l'auteur-e

Regina Aparecida Correia Trindade, UFRJ/UERJ-FFP

Doutoranda em Educação no programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da UERJ-FFP, professora tutora do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD pela UNIRIO e Técnica em Assuntos Educacionais pela UFRJ.

Mairce da Silva Araújo, UERJ-FFP

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora titular da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ).

Téléchargements

Publié-e

2023-12-14

Comment citer

Trindade, R. A. C., & Araújo, M. da S. (2023). Por uma perspectiva de formação docente em marcha: diálogos instituintes com a Red Cómplices Pedagógica Latinoamericana. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11053. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11053

Numéro

Rubrique

Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.