Por uma perspectiva de formação docente em marcha: diálogos instituintes com a Red Cómplices Pedagógica Latinoamericana
Keywords:
Educação , Redes e coletivos docentes, Formação docente, Movimentos instituintes de professores, América Latina e CaribeAbstract
A partir de uma perspectiva dialógica, qualitativa e investigativoformativa em movimentos instituintes este artigo tem como objetivo refletir sobre as chamadas Redes Pedagógicas Latino-Americanas, a partir da experiência dxs autorxs na Red de Educadores Cómplices Pedagógicos Latinoamericanos em 2020. O ano pandêmico da Covid-19, em 2020, provocou a emergência de novas experiências dialógicas de educarnarrarformar no processo de confluência entre redes e coletivos docentes. A partir desta experiência foi possível perceber: a indissociabilidade entre a perspectiva da formação docente e a concepção da educação como um ato político, e do/a docente como intelectual de seu pensarfazer; a relevância dos movimentos em redes como espaços de deslocamentos formativos plurais, múltiplos. Compreendemos a urgência de tais movimentos como formas de resistência para viabilidades outras de (re)invenção educativa sob bases mais democráticas, horizontais e emancipatórias, suleadas no território latino-americano.Downloads
Published
2023-12-14
How to Cite
Trindade, R. A. C., & Araújo, M. da S. (2023). Por uma perspectiva de formação docente em marcha: diálogos instituintes com a Red Cómplices Pedagógica Latinoamericana. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11053. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11053
Issue
Section
Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.