Representações sociais dos profissionais da Educação Infantil sobre a alimentação escolar
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210186Résumé
Com o objetivo de identificar as representações sociais de profissionais da educação infantil sobre a alimentação escolar da rede pública, realizou-se esta pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa. Foram aplicados questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. Realizou-se análise de dados por meio de análise de conteúdo e auxílio do software IRaMuTeQ, à luz da Teoria das representações sociais. Participaram do estudo 66 profissionais (25 docentes, 28 cozinheiras e 13 gestores). A principal RS identificada estava relacionada à diferença entre merenda e alimentação escolar. A merenda foi representada como a comida ruim, oferecida aos participantes no passado, quando eram estudantes. Em oposição, a alimentação escolar foi representada como a comida servida atualmente, que tem qualidade e é acompanhada pelo nutricionista. Conclui-se que, apesar de a comida oferecida ser considerada de qualidade e ter atendimento de nutricionista, a escola não é entendida como um espaço para a educação alimentar e nutricional. Palavras-chave: Educação. Alimentação Escolar. Representações Sociais.Téléchargements
Publié-e
2022-10-28
Comment citer
Rodrigues, A. M., Valle, P. do, Chamon, E. M. Q. de O., & Santana, L. M. (2022). Representações sociais dos profissionais da Educação Infantil sobre a alimentação escolar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 154–178. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210186
Numéro
Rubrique
Artigos