Representações sociais dos profissionais da Educação Infantil sobre a alimentação escolar

Autores/as

  • Alexandra Magna Rodrigues Universidade de Taubaté
  • Paula do Valle Universidade de Taubaté
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Universidade Estácio de Sá
  • Leonor M Santana UNESA

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210186

Resumen

Com o objetivo de identificar as representações sociais de profissionais da educação infantil sobre a alimentação escolar da rede pública, realizou-se esta pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa. Foram aplicados questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. Realizou-se análise de dados por meio de análise de conteúdo e auxí­lio do software IRaMuTeQ, à luz da Teoria das representações sociais. Participaram do estudo 66 profissionais (25 docentes, 28 cozinheiras e 13 gestores). A principal RS identificada estava relacionada à diferença entre merenda e alimentação escolar. A merenda foi representada como a comida ruim, oferecida aos participantes no passado, quando eram estudantes. Em oposição, a alimentação escolar foi representada como a comida servida atualmente, que tem qualidade e é acompanhada pelo nutricionista. Conclui-se que, apesar de a comida oferecida ser considerada de qualidade e ter atendimento de nutricionista, a escola não é entendida como um espaço para a educação alimentar e nutricional. Palavras-chave: Educação. Alimentação Escolar. Representações Sociais.

Biografía del autor/a

Alexandra Magna Rodrigues, Universidade de Taubaté

Nutricionista pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000), Especialização em Adolescência para Equipe Multidisciplinar (2002), Mestrado (2003) em Ciências Aplicadas í  Pediatria e Doutorado em Ciências (2007) pela Universidade Federal de São Paulo. É professora Assistente da Universidade de Taubaté - UNITAU, no Curso de Nutrição. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação (Stricto Sensu - mestrado) em Desenvolvimento Humano: Formação, Polí­ticas e Práticas Sociais, e coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Nutrição em Saúde Coletiva: Atendimento Ambulatorial do Centro de Educação Alimentar e Terapia Nutricional da UNITAU. É membro da Associação Paulista de Nutrição. É editora-chefe da Revista Ciências Humanas da UNITAU. Atua na área de Nutrição Materna, da Criança e do Adolescente, Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento Humano, com ênfase em saúde coletiva e ciências sociais e humanas.

Paula do Valle, Universidade de Taubaté

Nutricionista pela Universidade de Taubaté (2015) e bolsista de iniciação cientí­fica do CNPq (PIBIC) de 2013 a 2015. Mestra em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté (2018). Tem experiência nas áreas de: alimentação escolar, agricultura familiar, alimentos orgânicos e Teoria das Representações Sociais.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L`Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L`Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e cientí­fico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq.

Leonor M Santana, UNESA

Graduada em Psicologia (UNITAU), Doutora em Educação (UNESA), Mestre em Desenvolvimento Humano (UNITAU), com MBA em Gestão de Pessoas (FGV) e especialização em Psicopedagogia (UNITAU) e Psicomotricidade (UNITAU). Atuação como Curadora adjunta de materiais pedagógicos digitais, e docente em cursos de Graduação e Pós Graduação.

Publicado

2022-10-28

Cómo citar

Rodrigues, A. M., Valle, P. do, Chamon, E. M. Q. de O., & Santana, L. M. (2022). Representações sociais dos profissionais da Educação Infantil sobre a alimentação escolar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 154–178. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210186

Número

Sección

Artigos