Estatística e Educação Especial: retratos da realidade brasileira
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210170Résumé
A busca por respostas com base em dados estatísticos foi e é uma importante ferramenta a ser utilizada em prol das pessoas. Diante disso, objetivamos apresentar um breve panorama/retrato das pessoas com deficiência e dos estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) no Brasil, com a utilização dos conhecimentos da estatística para melhor identificar alguns aspectos da educação especial, por meio de dados provenientes do censo demográfico, do censo da educação básica e do censo da educação superior. Para alcançar tal objetivo, utilizamo-nos da pesquisa de abordagem quantitativa, pesquisa exploratória e descritiva, com o uso de ferramentas estatísticas. Nossos achados indicam que os dados coletados pelo censo demográfico não condizem com os dados dos censos educacionais, mostrando que existe uma lacuna bastante significa no tocante à baixa chegada dos estudantes PAEE no sistema educacional brasileiro, seja na educação básica, seja na educação superior. Palavras-chave: Estatística. Educação Especial. Censos. Deficiência. Políticas Públicas.Téléchargements
Publié-e
2022-07-11
Comment citer
da Rocha, L. R. M., & Lacerda, C. B. F. de. (2022). Estatística e Educação Especial: retratos da realidade brasileira. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 166–185. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210170
Numéro
Rubrique
Artigos