Gestão da formação de professores no Brasil: perspectiva polí­tico-educacional de empobrecimento cultural

Auteurs-es

  • Roberto Francisco de Carvalho Universidade Federal do Tocantins
  • Lagares Rosilene Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Doracy Dias Aguiar de Carvalho Universiade Federal do Tocantins (UFT)

DOI :

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240010

Mots-clés :

Gestão da Formação de professores., Abordagem cultural e político-educacional. , Instrumentalidade formativa, Formação emancipadora

Résumé

O texto aborda a polí­tica/gestão de formação de professores no Brasil a partir dos aspectos culturais e polí­tico-educacional com base nos resultados de uma pesquisa que abordou a formação de professores considerando o prisma ético-polí­tico ancorado na filosofia da práxis. Tem por objetivo explicitar, sob o ponto de vista cultural e polí­tico-educacional, a tendência instrumentalizadora na formação de professores sem desconsiderar a existência teórico-prática de perspectiva formativa crí­tica e emancipadora. O estudo toma como referencial teórico-metodológico a perspectiva crí­tico-dialética, utiliza-se da pesquisa bibliográfica e empí­rico/documental. A pesquisa revelou que, em grande medida, a formação dos professores e, consequentemente, de seus alunos, tem uma carga formativa centrada prioritariamente na dimensão instrumental administrativo-pedagógica e menos na dimensão substantiva polí­tico-cultural de cunho libertário e emancipador. Palavras-chave: Gestão da Formação de professores. Abordagem cultural e polí­tico-educacional. Instrumentalidade formativa. Formação emancipadora.

Bibliographies de l'auteur-e

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins

Roberto Francisco de Carvalho -PhD em Polí­ticas Públicas e Formação Humana (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas, Cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE). Participa, como membro, da Associação nacional de Polí­tica e Administração da Educação (ANPAE) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Compõe o quadro de formadores da Rede Colaboração Tocantins (RCT). É pesquisador na área de Sociedade, Polí­tica e Gestão Educacional e Currí­culo, vinculado ao: Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural; Núcleo de pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Polí­ticas Públicas (NEPED); e Rede Universitas/Br. E-mail: carvalho1917@gmail.com; ORCID: http://orcid.org/0000-0001-7278-181X

Lagares Rosilene, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Docência da Educação Superior (Faculdade de Patrocí­nio/MG). Graduada em Pedagogia (UFG). Professora Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus de Palmas/Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) e Doutorado em Educação em Rede/Amazônia (Educanorte). Tutora do Programa de Educação Tutorial de Pedagogia Palmas. Lí­der e pesquisadora do grupo de pesquisa CNPq/Plataforma Lattes/UFT: Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), do Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObsSPE) e da Pesquisa Rede MAPA. Diretora da Associação Nacional de Polí­tica e Administração da Educação (Anpae-Tocantins). Avaliadora AdHoc da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped/Grupo de Trabalho 5/Estado e Polí­tica Educacional). Integra a Linha de Pesquisa do PPGE: Estado, Sociedade e Práticas Educativas. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2959-5573

Doracy Dias Aguiar de Carvalho, Universiade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Polí­tica Social pela Universidade de Brasí­lia (UNB) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Assistente Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural da UFT e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Democracia, Sociedade Civil e Serviço Social. (GEPEDSS/UNB). ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6992-1615

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Publié-e

2024-07-24

Comment citer

Carvalho, R. F. de, Rosilene, L., & Aguiar de Carvalho, D. D. (2024). Gestão da formação de professores no Brasil: perspectiva polí­tico-educacional de empobrecimento cultural. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 10069. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240010

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