A disseminação da teoria das representações sociais nos principais periódicos científicos da educação física
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210129Résumé
A Teoria das Representações Sociais, enquanto referencial teórico-metodológico, tem sido empregada no campo da Educação Física, mas o produto dessa relação ainda tem sido pouco explorado. Isto posto, objetivou-se neste estudo analisar o perfil e o padrão de crescimento da produção dos artigos que adotaram a Teoria das Representações Sociais enquanto referencial teórico-metodológico para o estudo dos fenômenos da Educação Física, nos periódicos nacionais da área. A pesquisa foi realizada nos principais periódicos da área e o levantamento dos artigos na ferramenta de busca das revistas através dos descritores "representação social" e/ou "representações sociais". Esse mapeamento resultou em 35 artigos publicados nos últimos 20 anos, de 2000 a 2020. O crescimento da produção científica foi observado, principalmente, nos últimos cinco anos. Os periódicos que mais têm publicado artigos na temática são aqueles que manifestam interesse em estudos da Educação Física na sua relação com as Ciências Humanas. A pesquisa registra o panorama da apropriação da Teoria das Representações Sociais pela Educação Física difundida nos últimos 20 anos pelos periódicos nacionais da área. Palavras-chave: Representação social. Educação Física. Conhecimento.Téléchargements
Publié-e
2022-03-14
Comment citer
Triani, F. da S. (2022). A disseminação da teoria das representações sociais nos principais periódicos científicos da educação física. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(57), 181–195. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210129
Numéro
Rubrique
Artigos