A disseminação da teoria das representações sociais nos principais periódicos cientí­ficos da educação fí­sica

Autores/as

  • Felipe da Silva Triani UNESA

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210129

Resumen

A Teoria das Representações Sociais, enquanto referencial teórico-metodológico, tem sido empregada no campo da Educação Fí­sica, mas o produto dessa relação ainda tem sido pouco explorado. Isto posto, objetivou-se neste estudo analisar o perfil e o padrão de crescimento da produção dos artigos que adotaram a Teoria das Representações Sociais enquanto referencial teórico-metodológico para o estudo dos fenômenos da Educação Fí­sica, nos periódicos nacionais da área. A pesquisa foi realizada nos principais periódicos da área e o levantamento dos artigos na ferramenta de busca das revistas através dos descritores "representação social" e/ou "representações sociais". Esse mapeamento resultou em 35 artigos publicados nos últimos 20 anos, de 2000 a 2020. O crescimento da produção cientí­fica foi observado, principalmente, nos últimos cinco anos. Os periódicos que mais têm publicado artigos na temática são aqueles que manifestam interesse em estudos da Educação Fí­sica na sua relação com as Ciências Humanas. A pesquisa registra o panorama da apropriação da Teoria das Representações Sociais pela Educação Fí­sica difundida nos últimos 20 anos pelos periódicos nacionais da área. Palavras-chave: Representação social. Educação Fí­sica. Conhecimento.

Biografía del autor/a

Felipe da Silva Triani, UNESA

Doutor em Ciências do Exercí­cio e do Esporte. Bolsista do Programa Pesquisa Produtividade da UNESA.

Publicado

2022-03-14

Cómo citar

Triani, F. da S. (2022). A disseminação da teoria das representações sociais nos principais periódicos cientí­ficos da educação fí­sica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(57), 181–195. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210129

Número

Sección

Artigos