Decolonizar a universidade: reflexões em direção a uma universidade transcultural
DOI :
https://doi.org/10.5935/reeduc.v19i60.10034Résumé
O objetivo deste ensaio é refletir sobre a decolonização da universidade e a sua transformação em um lugar transcultural. Para tanto, o exercício teórico aqui proposto estabelece reflexões a partir da perspectiva decolonial, abordando a constituição da universidade moderna/colonial e a sua decolonização como possibilidade para promoção de uma universidade transcultural. A universidade moderna/colonial é uma instituição que se estrutura a partir dos parâmetros da modernidade/colonialidade e que, ao privilegiar a episteme geopolítica e corpo-política ocidental, legitima e reproduz o racismo e o sexismo epistêmico. A possibilidade de pensar em uma universidade outra, que se desprenda de padrões ocidentais, encontra na decolonização da universidade os caminhos para sua transformação em um lugar transcultural. A universidade transcultural, alicerçada no diálogo de saberes, proporciona a coexistência e diálogos entre a diversidade de epistemes geopolíticas e corpo-políticas existentes. Palavras-chave: Universidade. Modernidade. Universidade Transcultural. Decolonialidade.Téléchargements
Publié-e
2022-10-08
Comment citer
Zambiasi, F., & Rubin-Oliveira, M. (2022). Decolonizar a universidade: reflexões em direção a uma universidade transcultural. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 07–26. https://doi.org/10.5935/reeduc.v19i60.10034
Numéro
Rubrique
Artigos