Conto e reconto de histórias para crianças surdas: mapeando estratégias, técnicas e objetos
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210124Resumen
Realizamos pesquisa-ação voltada ao projeto de leitura compartilhada, aplicando com grupos de crianças surdas da Educação Infantil do INES. Reunimos estudos de composição visual e princípios de leitura compartilhada abarcando cinco caracterizações: espaço/tempo de aplicação, relação receptor e emissor, etapas do conto de histórias e objetos utilizados. Criamos ambiência favorável aos leitores visuais objetivando a compreensão da sequencialidade de imagens e textos. Os dados obtidos entre 2015 e 2019 (oito histórias infantis) são abordados em três dimensões: livro ilustrado e cenário no conto de história; arte sequencial e ação de narrar; letramento visual e matrizes de linguagem. Concluímos que os elementos utilizados para a leitura desenvolvem sensorial e comunicativamente a interação com o texto. As crianças surdas tornam-se leitoras se as levarmos a fazerem demonstrações de suas apropriações. Usamos objetos multissensoriais (ex: livro ilustrado), objetos híbridos (ex: vídeo digital para o reconto) e cenografia para a teatralização. Palavras-chave: Contação de histórias. Pedagogia visual. Material didático multissensorial. Leitura compartilhada.Descargas
Publicado
2022-03-01
Cómo citar
Taveira, C. C., Pimentel, C., & Rosado, L. A. da S. (2022). Conto e reconto de histórias para crianças surdas: mapeando estratégias, técnicas e objetos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(57), 62–86. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210124
Número
Sección
Artigos