Conto e reconto de histórias para crianças surdas: mapeando estratégias, técnicas e objetos

Autores/as

  • Cristiane Correia Taveira Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Claudia Pimentel Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Luiz Alexandre da Silva Rosado Instituto Nacional de Educação de Surdos

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210124

Resumen

Realizamos pesquisa-ação voltada ao projeto de leitura compartilhada, aplicando com grupos de crianças surdas da Educação Infantil do INES. Reunimos estudos de composição visual e princí­pios de leitura compartilhada abarcando cinco caracterizações: espaço/tempo de aplicação, relação receptor e emissor, etapas do conto de histórias e objetos utilizados. Criamos ambiência favorável aos leitores visuais objetivando a compreensão da sequencialidade de imagens e textos. Os dados obtidos entre 2015 e 2019 (oito histórias infantis) são abordados em três dimensões: livro ilustrado e cenário no conto de história; arte sequencial e ação de narrar; letramento visual e matrizes de linguagem. Concluí­mos que os elementos utilizados para a leitura desenvolvem sensorial e comunicativamente a interação com o texto. As crianças surdas tornam-se leitoras se as levarmos a fazerem demonstrações de suas apropriações. Usamos objetos multissensoriais (ex: livro ilustrado), objetos hí­bridos (ex: ví­deo digital para o reconto) e cenografia para a teatralização. Palavras-chave: Contação de histórias. Pedagogia visual. Material didático multissensorial. Leitura compartilhada.

Biografía del autor/a

Cristiane Correia Taveira, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Pedagoga, Doutora em Educação pela PUC Rio. Professora Adjunta da área de Educação Bilí­ngue do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU/INES) fazendo parte do Comissão Permanente para Normalização do Trabalho Monográfico em Libras e Lí­ngua Portuguesa. Foi idealizadora e gestora de conteúdo do site IHA Informa no perí­odo de 2010 a 2014. Trabalhou na formação continuada e em serviço de professores da Educação Especial do Municí­pio do Rio de Janeiro. Em 2015 foi ganhadora do 1º lugar no Prêmio CAPES de Tese na área de Educação com estudo sobre didática com alunos surdos sob o tí­tulo "Por uma didática da invenção surda: Prática pedagógica nas escolas-piloto de educação bilí­ngue no municí­pio do Rio de Janeiro". No INES é um dos lí­deres do grupo de pesquisa Educação, Mí­dias e Comunidade Surda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, principalmente nos seguintes temas: Tecnologia Assistiva - Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA), Educação Bilí­ngue (Libras, Lí­ngua Portuguesa) voltada í  surdez, Letramento Visual e Materiais didáticos voltados para Escolas Bilí­ngues de surdos, Monografias em Libras.

Claudia Pimentel, Instituto Nacional de Educação de Surdos

https://orcid.org/0000-0001-8154-3207

Luiz Alexandre da Silva Rosado, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Doutor em Ciências Humanas (Educação) pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2012), com parte da pesquisa desenvolvida na Universitá Cattolica del Sacro Cuore (UCSC - Milão). Mestre em Educação na linha de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Universidade Estácio de Sá (UNESA, 2008). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (2004) com habilitação em Publicidade e Propaganda. Foi professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ensino Superior do INES, na área de Educação e TICs, e Professor da pós-graduação em Educação com Aplicação de Informática na UERJ (2007-). Integrante do Diretório de Pesquisas Jovens em Rede (JER) na PUC-Rio (Departamento de Educação) desde 2008 e colaborador da linha de pesquisa TICPE do PPGE UNESA. Orientador de alunos do curso de especialização em Mediação Pedagógica na CCEAD/PUC-Rio. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, juventude e mí­dia, novas tecnologias da informação e comunicação, autoria digital emergente, autoria acadêmica, processos de construção, transições e transformações tecnológicas.

Publicado

2022-03-01

Cómo citar

Taveira, C. C., Pimentel, C., & Rosado, L. A. da S. (2022). Conto e reconto de histórias para crianças surdas: mapeando estratégias, técnicas e objetos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(57), 62–86. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210124

Número

Sección

Artigos