Conto e reconto de histórias para crianças surdas: mapeando estratégias, técnicas e objetos

Authors

  • Cristiane Correia Taveira Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Claudia Pimentel Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Luiz Alexandre da Silva Rosado Instituto Nacional de Educação de Surdos

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210124

Abstract

Realizamos pesquisa-ação voltada ao projeto de leitura compartilhada, aplicando com grupos de crianças surdas da Educação Infantil do INES. Reunimos estudos de composição visual e princí­pios de leitura compartilhada abarcando cinco caracterizações: espaço/tempo de aplicação, relação receptor e emissor, etapas do conto de histórias e objetos utilizados. Criamos ambiência favorável aos leitores visuais objetivando a compreensão da sequencialidade de imagens e textos. Os dados obtidos entre 2015 e 2019 (oito histórias infantis) são abordados em três dimensões: livro ilustrado e cenário no conto de história; arte sequencial e ação de narrar; letramento visual e matrizes de linguagem. Concluí­mos que os elementos utilizados para a leitura desenvolvem sensorial e comunicativamente a interação com o texto. As crianças surdas tornam-se leitoras se as levarmos a fazerem demonstrações de suas apropriações. Usamos objetos multissensoriais (ex: livro ilustrado), objetos hí­bridos (ex: ví­deo digital para o reconto) e cenografia para a teatralização. Palavras-chave: Contação de histórias. Pedagogia visual. Material didático multissensorial. Leitura compartilhada.

Author Biographies

Cristiane Correia Taveira, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Pedagoga, Doutora em Educação pela PUC Rio. Professora Adjunta da área de Educação Bilí­ngue do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU/INES) fazendo parte do Comissão Permanente para Normalização do Trabalho Monográfico em Libras e Lí­ngua Portuguesa. Foi idealizadora e gestora de conteúdo do site IHA Informa no perí­odo de 2010 a 2014. Trabalhou na formação continuada e em serviço de professores da Educação Especial do Municí­pio do Rio de Janeiro. Em 2015 foi ganhadora do 1º lugar no Prêmio CAPES de Tese na área de Educação com estudo sobre didática com alunos surdos sob o tí­tulo "Por uma didática da invenção surda: Prática pedagógica nas escolas-piloto de educação bilí­ngue no municí­pio do Rio de Janeiro". No INES é um dos lí­deres do grupo de pesquisa Educação, Mí­dias e Comunidade Surda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, principalmente nos seguintes temas: Tecnologia Assistiva - Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA), Educação Bilí­ngue (Libras, Lí­ngua Portuguesa) voltada í  surdez, Letramento Visual e Materiais didáticos voltados para Escolas Bilí­ngues de surdos, Monografias em Libras.

Claudia Pimentel, Instituto Nacional de Educação de Surdos

https://orcid.org/0000-0001-8154-3207

Luiz Alexandre da Silva Rosado, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Doutor em Ciências Humanas (Educação) pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2012), com parte da pesquisa desenvolvida na Universitá Cattolica del Sacro Cuore (UCSC - Milão). Mestre em Educação na linha de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Universidade Estácio de Sá (UNESA, 2008). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (2004) com habilitação em Publicidade e Propaganda. Foi professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ensino Superior do INES, na área de Educação e TICs, e Professor da pós-graduação em Educação com Aplicação de Informática na UERJ (2007-). Integrante do Diretório de Pesquisas Jovens em Rede (JER) na PUC-Rio (Departamento de Educação) desde 2008 e colaborador da linha de pesquisa TICPE do PPGE UNESA. Orientador de alunos do curso de especialização em Mediação Pedagógica na CCEAD/PUC-Rio. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, juventude e mí­dia, novas tecnologias da informação e comunicação, autoria digital emergente, autoria acadêmica, processos de construção, transições e transformações tecnológicas.

Published

2022-03-01

How to Cite

Taveira, C. C., Pimentel, C., & Rosado, L. A. da S. (2022). Conto e reconto de histórias para crianças surdas: mapeando estratégias, técnicas e objetos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(57), 62–86. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210124

Issue

Section

Artigos