Representações sociais do trabalho docente: significados e contradições

Autores/as

  • Luisa Carlota Santana Gaitán Universidad Distrital Francisco José de Caldas
  • Edilberto Hernández Cano Universidad Distrital Francisco José de Caldas

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210148

Resumen

Este artigo coleta os resultados de quatro investigações realizadas em instituições de ensino superior, educação básica e média em Bogotá-Colômbia, que assumem a teoria das representações sociais como teoria geral e orientação metodológica (Moscovici, 1961 e Jodelet 1984, Abric 1999). As investigações mostram as tensões que a formação de professores tem diante das representações sociais que os professores em formação e na prática constroem sobre seu trabalho; Estes permitem concluir, entre outros aspectos, a presença de contradições entre a formação disciplinar e pedagógica, as intenções de formação institucional e o sentido que os professores atribuem às suas práticas, o que repercute na construção de uma determinada identidade profissional. Palavras-chave: representações sociais, formação docente, trabalho docente, identidade profissional

Biografía del autor/a

Luisa Carlota Santana Gaitán, Universidad Distrital Francisco José de Caldas

Psicóloga, Magí­ster en Desarrollo Educativo y Social, Doctora en Educación de la Universidad Santo Tomás y docente de carrera de la Facultad de Ciencias y Educación de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Bogotá-Colombia. Integrante de los grupos de Investigación: Educarte y Formación de Educadores. Email: lcsantanag@udistrital.edu.co

Edilberto Hernández Cano, Universidad Distrital Francisco José de Caldas

Licenciado en Ciencias Sociales, Especialista en Gerencia de Proyectos Educativos, Magister en Investigación Social Interdisciplinaria, Doctor en Educación de la Universidad Distrital Francisco José de Calda.Bogotá-Colombia y docente de la Facultad de Ciencias y Educación de la misma Universidad. Integrante del grupo de Investigación: Educarte. Email: edihernandezc@correo.udistrital.edu.co

Publicado

2022-06-25

Cómo citar

Santana Gaitán, L. C., & Hernández Cano, E. (2022). Representações sociais do trabalho docente: significados e contradições. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(58), 161–178. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210148

Número

Sección

Seção temática