Representações sociais do trabalho docente: significados e contradições
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210148Abstract
Este artigo coleta os resultados de quatro investigações realizadas em instituições de ensino superior, educação básica e média em Bogotá-Colômbia, que assumem a teoria das representações sociais como teoria geral e orientação metodológica (Moscovici, 1961 e Jodelet 1984, Abric 1999). As investigações mostram as tensões que a formação de professores tem diante das representações sociais que os professores em formação e na prática constroem sobre seu trabalho; Estes permitem concluir, entre outros aspectos, a presença de contradições entre a formação disciplinar e pedagógica, as intenções de formação institucional e o sentido que os professores atribuem às suas práticas, o que repercute na construção de uma determinada identidade profissional. Palavras-chave: representações sociais, formação docente, trabalho docente, identidade profissional.Downloads
Published
2022-06-25
How to Cite
Santana Gaitán, L. C., & Hernández Cano, E. (2022). Representações sociais do trabalho docente: significados e contradições. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(58), 161–178. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210148
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