Prática pedagógica docente-discente humanizadora: o legado freireano no contexto da Cátedra Paulo Freire da PUC/SP

Autores/as

  • Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Maria Saul Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210100

Resumen

O artigo objetiva contribuir com o debate acerca das vinculações da prática pedagógica docente-discente com os pressupostos freireanos da humanização, apontando elementos para uma práxis dialógica na pós-graduação stricto sensu. Freire (1987, 1989, 2000, 2001, 2005, 2008); Souza (2009); Santiago (2007); Saul (2012) e A. M. Saul e A. Saul (2018) ancoram um estudo qualitativo, de matriz participante, no âmbito da Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. A análise de documentos, realização de entrevistas e observação participante permitiram compreender que: a Cátedra se institui como espaço-tempo em que a educação ganha vida em ações e relações autenticamente formadoras; a prática pedagógica docente-discente é mediada pelo conhecimento criado e recriado pelo diálogo sobre a realidade concreta, estabelecendo um currí­culo crí­tico-humanizador; a tessitura da Trama Conceitual Freireana institui-se como reinvenção da Pedagogia de Paulo Freire. Palavras-chave: Prática pedagógica docente-discente. Legado freireano. Cátedra Paulo Freire. Trama conceitual freireana.

Biografía del autor/a

Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga, Universidade Estadual do Ceará

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Vinculada ao Centro de Educação (CED) e ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE).

Ana Maria Saul, Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo

Mestre e Doutora em Educação, pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular da PUC/SP, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação:Currí­culo e Educação e no Mestrado Profissional: Formação de Formadores.

Publicado

2021-06-17

Cómo citar

Braga, M. M. S. de C., & Saul, A. M. (2021). Prática pedagógica docente-discente humanizadora: o legado freireano no contexto da Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 317–339. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210100

Número

Sección

Artigos