Prática pedagógica docente-discente humanizadora: o legado freireano no contexto da Cátedra Paulo Freire da PUC/SP

Authors

  • Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Maria Saul Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210100

Abstract

O artigo objetiva contribuir com o debate acerca das vinculações da prática pedagógica docente-discente com os pressupostos freireanos da humanização, apontando elementos para uma práxis dialógica na pós-graduação stricto sensu. Freire (1987, 1989, 2000, 2001, 2005, 2008); Souza (2009); Santiago (2007); Saul (2012) e A. M. Saul e A. Saul (2018) ancoram um estudo qualitativo, de matriz participante, no âmbito da Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. A análise de documentos, realização de entrevistas e observação participante permitiram compreender que: a Cátedra se institui como espaço-tempo em que a educação ganha vida em ações e relações autenticamente formadoras; a prática pedagógica docente-discente é mediada pelo conhecimento criado e recriado pelo diálogo sobre a realidade concreta, estabelecendo um currí­culo crí­tico-humanizador; a tessitura da Trama Conceitual Freireana institui-se como reinvenção da Pedagogia de Paulo Freire. Palavras-chave: Prática pedagógica docente-discente. Legado freireano. Cátedra Paulo Freire. Trama conceitual freireana.

Author Biographies

Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga, Universidade Estadual do Ceará

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Vinculada ao Centro de Educação (CED) e ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE).

Ana Maria Saul, Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo

Mestre e Doutora em Educação, pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular da PUC/SP, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação:Currí­culo e Educação e no Mestrado Profissional: Formação de Formadores.

Published

2021-06-17

How to Cite

Braga, M. M. S. de C., & Saul, A. M. (2021). Prática pedagógica docente-discente humanizadora: o legado freireano no contexto da Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 317–339. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210100

Issue

Section

Artigos