A Educação Ambiental através de Projetos Socioculturais de Educação Fí­sica: um estudo do caso

Autores/as

  • Zander Ribeiro Wanderley Lins Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Jose Jairo Vieira UFRJ
  • Andréa Lopes da Costa Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Luciana Silva Abdalad Centro Universitário Augusto Motta

Resumen

A disciplina Educação Fí­sica, com suas diversas possibilidades de intervenção, é o caminho que leva o educando a conhecer a si próprio e a perceber seu corpo como parte integrante da natureza e que interage constantemente com o meio ambiente. Neste contexto, a Educação Ambiental, associada aos conteúdos da Educação Fí­sica, de forma interdisciplinar, surge como instrumento para a conscientização sócio ambiental através de projetos sócio culturais no Projeto Polí­tico Pedagógico do CIEP Governador Roberto da Silveira. Tendo em vista esta perspectiva, este estudo tem como objetivo apresentar o relato de uma experiência bem sucedida, segundo interpretação das percepções de um grupo de professoras desta unidade escolar, fruto das ações desenvolvidas no projeto "Educação Fí­sica educando para o meio ambiente". Apoiado nos conteúdos dos módulos de disciplinas que integraram o curso de Polí­ticas Públicas e Projetos Sócio culturais em Espaços Escolares", esta pesquisa apresenta uma nova possibilidade de abordagem em educação ambiental através de um estudo de caso.

Biografía del autor/a

Zander Ribeiro Wanderley Lins, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestre em Ciência da Motricidade Humana - UCB/RJ, (2007), Especialista em Polí­ticas Públicas e Projetos Sócioculturais em Espaços Escolares - UFRJ, (2011), Especialista em Ciência da Preparação Fí­sica - UCB/RJ (1989), Graduado em Licenciatura plena em Educação Fí­sica - UCB/RJ, (1986). Atua no ensino superior nas Faculdades Integradas Jacarepaguá (FIJ) e no curso de Especialização em Educação Fí­sica da Polí­cia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Como professor visitante, ministrou aulas na Escola de Educação Fí­sica do Exército (EsEFEx). É professor de Educação Fí­sica Escolar da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro desde 1987. Lecionou no ensino fundamental das Prefeituras de Angra dos Reis e Itaguaí­ e, no ensino médio, na FAETEC. Tem experiência na área de educação fí­sica escolar, com ênfase em recreação, educação corporal e iniciação esportiva. Atua no projeto de Clubes Escolares da Prefeitura do Rio de Janeiro, desenvolve estudos e projetos sobre educação ambiental e realiza palestras em instituições educacionais sobre os seguintes temas: esportes, gênero, mulher e esporte, recreação e lazer, cultura e folclore e educação ambienta

Jose Jairo Vieira, UFRJ

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação. Vice Coordenador do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio í  Participação e í  Diversidade em Educação (LAPEADE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Pesquisador do Laboratório de Análises Estatisticas, Econômicas, Históricas e Sociais das Relações Raciais (LAESER) do Instituto de Econômica da UFRJ. Vice-Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Fí­sica Escolar do CESPEB da Faculdade de Educação da UFRJ. Coordenador do GT Esporte, Cultura e Sociedade da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS - anos de 2002-2003-2004-2005-2007). Coordenador do GT Sociologia do Esporte e Lazer da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS - anos de 2003, 2005, 2009, 2011). Coordenador do Gt de Sociologia do Esporte do Congresso Luso-Afro Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB,2011) (Portugal, 2015). Integrante pesquisador de dois Grupos de Pesquisa cadastrado no CNPq: a) Laboratório de Pesquisa , Estudos e Apoio í  Participação e í  Diversidade me Educação (LAPEADE); b) Cultura e Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui duas graduações: uma em Educação Fí­sica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) e outra em Ciências Sociais:Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro/IUPERJ (2001). Na UFRJ atua na Faculdade de Educação com as disciplinas de Linguaguem Corporal e Educação, Psicomotricidade, Didática Especial da Educação Fí­sica I e II, Prática de Ensino da Educação Fí­sica. Principais áreas de atuação Polí­ticas de Acesso e Permanência no Ensino Superior; Sociologia do Esporte; Corpo, Educação e Sociedade; Esporte, Sociedade e Educação; Corpo, Gênero e Educação; Racismo e esporte; Estudos Econômicos, Educacionais, Sociais, Históricos e Estatisticos da Relações Raciais

Andréa Lopes da Costa Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Sociais: Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPERJ e doutorado em Ciências Sociais: Sociologia pelo Instituto de Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPERJ. É Professora Adjunta III no Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde também integra o Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Polí­tica, atuando principalmente nos seguintes temas: ações afirmativas, acesso epermanência no ensino superior, polí­ticas sociais, desigualdades sociais, relações raciais e relações de gênero. Desenvolve ainda trabalhos na área de memória social, em especial na inter-relação entre memória, identidade e espaço.

Luciana Silva Abdalad, Centro Universitário Augusto Motta

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Gama Filho (1997), Mestrado em Educação Fí­sica pela Universidade Gama Filho (2001) e Doutorado em Educação Fí­sica pela Universidade Gama Filho (2011). Atualmente é professor Adjunto do Centro Universitário Augusto Motta, na graduação e na pós-graduação, e, professora de Educação Fí­sica da Prefeitura do Rio de Janeiro - SME. Tem experiência na área de Educação Fí­sica Escolar e Esportes de Aventura, atuando com pesquisa principalmente nos seguintes temas: Esporte, Prática de Ensino, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Esporte de Aventura e Risco. Na graduação ministras aulas de Práticas corporais emergentes, Fundamentos Históricos da Educação Fí­sica, Fundamentos Epistemológicos da Educação Fí­sica e TCC.

Publicado

2016-12-26

Cómo citar

Lins, Z. R. W., Vieira, J. J., Vieira, A. L. da C., & Abdalad, L. S. (2016). A Educação Ambiental através de Projetos Socioculturais de Educação Fí­sica: um estudo do caso. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 217–242. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/962

Número

Sección

Artigos